sábado, 2 de julho de 2011

SUCESSO PROFISSIONAL: SER RESILIENTE É ADAPTAR-SE ÀS MUDANÇAS

Quero dividir com meus leitores do blog a discussão sobre  um tema que considero muito importante para aqueles que sonham com o sucesso na vida profissional: RESILIÊNCIA. Ser resiliente é ter a capacidade de se adaptar às mudanças que ocorrem em um mercado de profunda instabilidade. Resiliência é a saída da Zona de Conforto pela busca de encarar "o novo" como um processo natural na carreira. Começo meu texto por dizer que sem essa ferramenta não iremos muito longe na empreitada profissional.
Vivemos num tempo onde as coisas mudam em segundos. A cada dia surgem  novas tecnologias, teorias são lançadas, hipóteses são comprovadas. O que nos parecia ontem o ideal pode se tornar obsoleto amanhã. Triunfamos na impermanência. Afinal, só Deus é absoluto.
Ante esse quadro de frenesi, devemos estar com as antenas ligadas, sempre prontos a  nos adaptarmos ao "novo". Para isto é imprescindível realizarmos um esforço intelectual tremendo (ler, ler e ler), como forma de nos atualizarmos sobre as inovações tecnológicas, os novos processos de gestão e os recursos de marketing. Digo isso não apenas para quem é empresário. Saber vender o seu "peixe" é uma exigência para todo e qualquer profissional, seja ele professor, médico, engenheiro etc.
Se você deseja ser bem sucedido na carreira, sua capacidade de resiliência será um divisor de água. Destaco, principalmente, a resiliência como mecanismo que nos permite viver com os opostos. Pessoas que pensam completamente diferente da gente. Essa talvez seja a maior de todas as qualidades: Saber agregar valores a meio da diversidade, saber lidar com gênios e temperamentos diferentes e depois tirar daí coisas positivas e producentes. Resumindo: Provará sua capacidade de resiliência se souber ser bem sucedido no trabalho em equipe. Hoje não se fala mais no individual! uma empresa exige que as atividades sejam  executadas  após uma construção coletiva (equipe), até para legitimá-la. E aí está a diferença do profissional que soma, agrega, constrói.
Seja resiliente, com toda a força do coração, e boa-sorte!!!!

Um comentário:

  1. Cara muito Bom o , sou mais novo leitor desse blog, tenho um blog tambem... sou de sobral mais atualmente moro no RN. ta de parabens pelo blog..

    ResponderExcluir