Pular para o conteúdo principal

SUCESSO PROFISSIONAL: SER RESILIENTE É ADAPTAR-SE ÀS MUDANÇAS

Quero dividir com meus leitores do blog a discussão sobre  um tema que considero muito importante para aqueles que sonham com o sucesso na vida profissional: RESILIÊNCIA. Ser resiliente é ter a capacidade de se adaptar às mudanças que ocorrem em um mercado de profunda instabilidade. Resiliência é a saída da Zona de Conforto pela busca de encarar "o novo" como um processo natural na carreira. Começo meu texto por dizer que sem essa ferramenta não iremos muito longe na empreitada profissional.
Vivemos num tempo onde as coisas mudam em segundos. A cada dia surgem  novas tecnologias, teorias são lançadas, hipóteses são comprovadas. O que nos parecia ontem o ideal pode se tornar obsoleto amanhã. Triunfamos na impermanência. Afinal, só Deus é absoluto.
Ante esse quadro de frenesi, devemos estar com as antenas ligadas, sempre prontos a  nos adaptarmos ao "novo". Para isto é imprescindível realizarmos um esforço intelectual tremendo (ler, ler e ler), como forma de nos atualizarmos sobre as inovações tecnológicas, os novos processos de gestão e os recursos de marketing. Digo isso não apenas para quem é empresário. Saber vender o seu "peixe" é uma exigência para todo e qualquer profissional, seja ele professor, médico, engenheiro etc.
Se você deseja ser bem sucedido na carreira, sua capacidade de resiliência será um divisor de água. Destaco, principalmente, a resiliência como mecanismo que nos permite viver com os opostos. Pessoas que pensam completamente diferente da gente. Essa talvez seja a maior de todas as qualidades: Saber agregar valores a meio da diversidade, saber lidar com gênios e temperamentos diferentes e depois tirar daí coisas positivas e producentes. Resumindo: Provará sua capacidade de resiliência se souber ser bem sucedido no trabalho em equipe. Hoje não se fala mais no individual! uma empresa exige que as atividades sejam  executadas  após uma construção coletiva (equipe), até para legitimá-la. E aí está a diferença do profissional que soma, agrega, constrói.
Seja resiliente, com toda a força do coração, e boa-sorte!!!!

Comentários

  1. Cara muito Bom o , sou mais novo leitor desse blog, tenho um blog tambem... sou de sobral mais atualmente moro no RN. ta de parabens pelo blog..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur