Pular para o conteúdo principal

NÃO HÁ NAÇÃO PRÓSPERA SEM VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR

Minha experiência na área da educação, desde quando ingressei no magistério ainda nos meus 17 anos, e agora como coordenador geral do Colégio Luciano Feijão, tem me proporcionado boas reflexões sobre o desafio de ser um educador. Embora atualmente exerça o magistério no Ensino Superior, sei que os desafios do professor não são diferentes, não obstante a complexidade que envolve as diversos graus de ensino. Causa-me espanto e perplexidade a desvalorização e o desrespeito ao professor numa época em que o conhecimento é um diferencial inarredável para o sucesso profissional e para consolidação dos princípios democráticos, em especial em se tratando do saber como fundamento maior  para a proteção da dignidade da pessoa humana.

É de fato paradoxal! Nossa sociedade, limitada por uma visão capitalista, vivencia uma cegueira de valores, sem se importar para o crucial papel do educador na construção e na formação do educando. Imaginam os desavisados que ao professor só compete a tarefa de transmitir conhecimentos, ignorando o fato de que a missão de educar implica a disseminação de um  conjunto de valores que são transmitidos, os quais naturalmente impactarão sobremaneira na edificação de uma sociedade atuante, crítica e solidária.

Ao desvalorizarmos o profissional da educação, estamos relegando toda uma sociedade a soçobrar no abismo da mediocridade, numa absoluta e desregrada inversão de prioridades, comprometendo as bases do desenvolvimento sustentável e o futuro das gerações vindouras. Afinal, um país sem mestres é uma nação sem prosperidade, sem meta e sem rumo, navegando num mar tormentoso sem leme, sem bússola, entregue ao relativismo cego e desprovido da dialética mínima, tão crucial para o resguardo do imperativo categórico da ética.

Sem mestres seremos presas vulneráveis dos ditadores, dos usurpadores, dos prepotentes, daqueles que se acham acima do bem e do mal; com mestres, somos capazes de perscrutar o belo, sem perder de vista a criticidade, a visão sistêmica dos fatos e a capacidade de  repugnar os desonestos e os manipuladores da boa-fé. É no conhecimento que se lapida o homem e o torna fonte irradiadora da vida em sua plenitude. O conhecimento liberta, transforma, edifica. O conhecimento nos resgata da carnificina imoral do egocentrismo e nos concita a construir pontes que nos liga um ao outro pelo primado do respeito mútuo e pela certeza de que não vislumbraremos a liberdade plena  enquanto restar um irmão nosso preso aos grilhões da escravidão da fome, da ausência de oportunidade, da negação de direitos.

Portanto, antes de desvalorizar um professor ou percebê-lo com um mero reprodutor do conhecimento, pense no grande mal que essa visão  distorcida trará para o futuro do nosso país.

E termino por me dirigir agora aos nossos mestres, com o propósito de dizê-los que mesmo a meio das adversidades e da absoluta falta de compreensão de muitos  jamais se envergonhem de sua profissão, ao contrário sintam-se honrados dessa missão que lhes foi confiada pois em vossas mãos estão depositados os sonhos mais nobres e a esperança última da sociedade. Permitam-me  finalizar esse texto reflexivo com uma frase que levo há muito para a minha vida, de um cearense visionário e desbravador: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho.”

Comentários

  1. Diletos Mestres , Aristóteles apregoava : " A grandeza não está em receber honras, mas em merecê-las." A semente do saber plantada pelos nobres educadores nos leva à reflexão da sabedoria oriental : " Se quiseres fazer um investimento por um ano, planta um roçado. Se desejas investir para dez anos, planta um arvoredo. Mas se pretendes investir para toda a vida, dá educação para o povo. " R

    ResponderExcluir
  2. Diletos Mestres, Aristóteles apregoava : " A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las. " A semente do saber plantada pelos nobres educadores nos leva à reflexão da sabedoria oriental : " Se quiseres fazer um investimento por um ano, planta um roçado. Se desejas investir para dez anos, planta um arvoredo. Mas se pretendes investir para toda a vida, dá educação para o povo. " R

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur