Pular para o conteúdo principal

UVA IRÁ ADOTAR O NOVO ENEM NO SEU VESTIBULAR

“A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) vai agregar o Exame Nacional Ensino Médio (Enem) para a admissão dos alunos em seus diversos cursos. A informação foi dada ontem pelo reitor da instituição, Antônio Colaço Martins, que esteve no O POVO e foi recebido pelo diretor institucional do Grupo de Comunicação O POVO, Plínio Bortolotti.
Colaço disse que a adesão foi uma das deliberações do 46º Fórum Nacional da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), realizado de segunda-feira até ontem em Ilhéus (BA).
Ele falou ainda da decisão do Tribunal Regional Federal – 5a. Região, com sede no Recife, que julgou o mérito dos processos que questionavam a oferta de cursos de formação de professores mantido pela UVA fora do Ceará.
A decisão judicial foi favorável à Universidade, que pode continuar a exercer as atividades, com cobrança de taxas e mensalidades – o que era questionado. Atualmente, a UVA mantém o programa nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará e Amapá. Já foi encerrado em Sergipe e Goiás.”
(O POVO)

Comentários

  1. Triste, vergonhoso, enfim. Nem as palavaras mais negativas são capazes de descrever a decisão tomada pelo reitor. Uma decisão dessas NUNCA poderia ter sido tomada faltando apenas 6 meses para o processo seletivo da UVA. Uma falta de consideração total com os alunos que estavam voltados para os propósitos mais ambiciosos que a universidade oferece. Aliás, nós alunos do 3º do ensino médio, nada mais seremos do que simples cobaias de um modelo que chegou surpreendo totalmente, sem tempo ao menos para adaptação. Pelo menos na Federal já sabíamos das possibilidades da ocorrência do ENEM, e na UVA? Falta de vergonha com toda massa discente.

    ResponderExcluir
  2. Desrespeito aos pré-universitários. Essa decisão da UVA, além de pegar os alunos de forma desprevinida, jogou fora alguns preciosos meses de estudos com um direcionamento preciso. Alunos que tinham como única opção de cursos, tendo como matriz a Universidade Vale do Acaraú, e que antes ignoravam as normas do Exame Nacional do Ensino Médio, agora só têm como alternativa correrem atrás do tempo perdido, que aliás é bastante significativo. A reitoria deveria ter mais respeito aos alunos pré-vestibulandos, não só pelo fato de que nós seremos cobaias em mais uma instituição, mas também por não termos sidos avisados sobre as possíveis possibilidades de mudança de estilo. Notícia bastante lamentável, a que consta nesta página.

    ResponderExcluir
  3. Estou muito feliz pela decisão da UVA, isso demonstra seu amadurecimento como instituição. Agora só não concordo que seja utilizada no vest 2011.1, mas sim no 2010.2.

    ResponderExcluir
  4. Nunca que a UVA deveria ter feito isso, pois é um desrespeito com os alunos do 3º ano que estava desde de o começo do ano se preparando pra o seu tradicional vestibular, ae chega o reitor com uma noticia dessas que agora a instituição adotará o ENEM como forma de admissão de aluno. Isso é um total desrepeito faltando apenas 5 meses !

    ResponderExcluir
  5. nao gostei, acho que a uva deveria continuar como esta.

    ResponderExcluir
  6. nós alunos do 3ºano estamos com as expectativas frustradas de ao términar o mesmo adentrarmos a uma universidade!
    destetamos, pois isso foi uma grande falta de respeito com os alunos e acreditamos que a medida tem por objetiva barrar a entrada de estudantes de escolas públicas na universidade vale Do Acaraú,uma vez que,nós não temos nenhuma base sobre o enem.

    ResponderExcluir
  7. não existe nada pior do que o Enem,o que vai ser de nos alunos todos nossos sonhos jogados fora por um monte de perguntas....mais o que é isso? e os alunos do 3º ano??? sem gosto por saberem que essa universidade fez isso, não dai-me paciência,isso não devevria ter acontecido!!!isso é um HORROR!!

    ResponderExcluir
  8. Desde suas origens mitológicas, a Medicina foi concebida como um exercício de reflexão e alteridade. Nos primórdios da Grécia, três eram as figuras principais ligada à arte da cura: Apolo,Asclépio e HIPÓCRATES. Da "Coleção Hipocrática" : "A vida é curta, a ciência é vasta,a oportunidade esquiva,a intervenção perigosa e o julgamento difícil. Não basta que o médico faça o que é necessário,mas o doente e seus assistentes devem fazer o que lhes compete. E as circnstâncias devem ser favoráveis." E assim deixa para a posteridade seus escritos... Carlos Filho, João LUCAS, Júlio Filho,Robério Neto, Roger,Márcio VIVALDI Filho e tantos possíveis esculápios...

    ResponderExcluir
  9. GOSTEI DESSA DECISÃO DA UVA

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi rumores,que a uva não adotará no processo seletivo 2011.1,tanto que o cursinho continua trabalhando
    com questões dos vestibulares anteiores.

    ResponderExcluir
  11. gente vcs tem é medo do enem?

    ResponderExcluir
  12. O fato é que nem todos que pretendiam fazer o vestibular na uva conseguiram se inscrever no enem e não terão mais tempo para isso.E isso vai prejudicar milhares de estudante que pretendiam ingressar na faculdade em 2011.

    ResponderExcluir
  13. Não foi divulgado que para o vestibular 2011 a Uva iria adotar o Enem, sendo bastante prejudicial para os alunos que vinham se prerapando pro vestibular Tradicional.E vergonhoso como algumas pessoas tomam decisioes sem pelo menos informar, divulgar como seria o processo seletivo.Mais uma vez temos a total certeza da despreocupacao de algumas pessoas com os humanos.

    ResponderExcluir
  14. bom, isso mostra o amadurecimento dos mesmos em relaçao aos interesses dos jovens alunos

    ResponderExcluir
  15. Não acho q isso seja bom...

    ResponderExcluir
  16. quando? no vestibular 2011.1 ou 2011.2

    ResponderExcluir
  17. Isso é ridiculo para a gente que cursa o terceiro ano , vergonhoso para a UVA , é otimo seu jeito tradicional ja basta o ENEM , carlos albuquerque não faça isso , o ENEM é horrivel de estudar eu ja chutei o balde quero so uva tentei me adpatar mais não dá estamos na reta final , tente nós ajudar que a uva não faça isso no vestibular do final e do proximo ano , evitar o maximo ENEM , minha sala é master , boa parte não queremos mais ENEM e sim , UFPI E UVA E UECE o jeito tradicional e otimo de se estudar.. abraços e pense com carinho aos seus alunos.

    ResponderExcluir
  18. acho que a uva nao adora o enem no vest 2011.1, pois alguns colegios continuam com os cursinhos separados (um enem e outro preparatorio so pra uva). Essas inormações erradas prejudicaram muita gente, eu mesmo passei a estudar so questoes do enem que nao sao cobradas pela uva. Isso é ridiculo! E outra, a lista de livros da uva ja foi divulgada a tempos e esses livros nao cairiam no enem!

    ResponderExcluir
  19. Acho que, quem se posiciona contra uma mudança favorável dessas só está pensando em si mesmo e ou no próprio fracasso como pessoa,comece a dividir o espaço com os outros, porque o ENEM, nada mais é do que sinônimo de democracia,está dando oportunidades para quem quer assim como vocês alcançar seus objetivos.

    ResponderExcluir
  20. por favor realmente a uva vai aderir ao enem ou nao?por que eu moro longe e nao seise estudo para o enem ou pra uva.

    ResponderExcluir
  21. A UVA LANÇOU O EDITAL DO VESTIBULAR 2011.1 já disponivel no site. uvanet.br

    ResponderExcluir
  22. gente isso é um cumúlo enem até na UVA ? é uma vergonha !
    olha a concorrencia.
    queremos como era antes, pelo menos havera duas opções.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur