Pular para o conteúdo principal

HOMENAGEM AOS MESTRES COM CARINHO

Oração do Professor
 Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor.

Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.

Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.

Que o meu ensinar seja simples,
humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.

Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.

Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.

Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.

Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.

Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.

Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.

Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.

Autor: Antonio Pedro Schlindwein

Comentários

  1. Meu prezado Carlinhos, é muito bom tê-lo como amigo; com você, aprendi muito. Gostaria de, no Dia do Professor, levar o meu afetuoso abraço de parabéns a você, não só como professor do Colégio Luciano Feijão, mas como professor da vida, da decência, da ética e principalmente da lealdade.
    Parabéns mais uma vez, e continue sempre assim.
    O amigo,
    Jorge Costa

    ResponderExcluir
  2. AMIGO-IRMÃO MESTRE CARLINHOS, " Agere sequitur esse." Em seu nome, saúdo a todos os ÍCONES DA EDUCAÇÃO, verdadeiros baluartes da nobre Missão de Educar ! À dimensão humana, que é o Saber Sistemático, destaco uma outra importantíssima, que é o Saber Divino. Proponho a Leitura de LUCAS 8, 4-18. Posteriormente, os Amados e Eternos Mestres, jubilosos, dirão : " OMNIA MECUM PORTO. " . E nós, cidadãos comuns ? Resta-nos apenas cumprir o mais importante e legítimo Dever, apregoado por Cícero e ,sobretudo, referendado nas Sagradas Escrituras: A ETERNA GRATIDÃO ! DE TODO O CORAÇÃO , O NOSSO MUITO OBRIGADO ! R

    ResponderExcluir
  3. Paulo Gilson - Of Just Massapê16 de outubro de 2011 às 10:26

    Bom dia, colega e amigo Profº Carlos Albuquerque.
    É utopia talvez imaginar que nossos professores um dia serão realmente mestres. Numa sociedade de valores físicos financeiros, nossos professores não estão imunes a isso. Quem sabe um dia a escolha de ser professor necessariamente passará apenas pelo desejo de efetivamente ensinar a vida. Mas ainda há aqueles que realmente os são por "vocação". A todos estes, meus parabéns! O mundo depende deles.

    ResponderExcluir
  4. Amigo-irmão Carlinhos, " O Universo é uma harmonia de contrários." ( Pitágoras ) " O Amor é a única coisa que cresce à medida que se reparte. "( Saint-Exupéry ). " Se és incapaz de sonhar, nasceste velho; Se teu Sonho te impede de agir conforme a realidade, nasceste inútil; Se, porém, sabes transformar Sonhos em realidade. E tocas a realidade com a luz do teu Sonho, então serás grande no teu mundo e o mundo será grande em ti. Sonhos Possíveis : Acredite neles ! " Comungo com as palavras de Fernando Pessoa : " Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." Em tempo : " Não menos nobres as sinapses e a alma de Mahatma Gandhi : " Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são : Riqueza sem Trabalho; Prazeres sem Escrúpulos; Conhecimento sem Sabedoria; Comércio sem Moral; Política sem Idealismo; Religião sem Sacrifício e Ciência sem Humanismo." Olhando para cada uma das Estrelas da Constelação dos Mestres Massapeenses, ressurge à memória dos que a conheceram, personalidade notável para a glória duradoura da posteridade : Professora Maria do Carmo Carneiro. Para fazer jus à minha consciência e ao meu coração, não poderia deixar de homenagear Ícones Contemporâneos da Educação Massapeense : Professora Maria de Jesus Olímpio e Professor Carlos Roberto Albuquerque Mendes.

    ResponderExcluir
  5. UM ABRAÇO CARINHOS A TODOS OS AMIGOS PELO CARINHO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur