sábado, 15 de outubro de 2011

HOMENAGEM AOS MESTRES COM CARINHO

Oração do Professor
 Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,
Dai-me esta graça que vem do amor.

Mas, antes do ensinar, Senhor,
Dai-me o dom de aprender.

Aprender a ensinar
Aprender o amor de ensinar.

Que o meu ensinar seja simples,
humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.

Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.

Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.

Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
Mas animem as faces de quem procura a luz.

Que a minha voz nunca assuste,
Mas seja a pregação da esperança.

Que eu aprenda que quem não me entende
Precisa ainda mais de mim,
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.

Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
E não ser um perpetuador das desilusões.

Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.

Autor: Antonio Pedro Schlindwein

5 comentários:

  1. Meu prezado Carlinhos, é muito bom tê-lo como amigo; com você, aprendi muito. Gostaria de, no Dia do Professor, levar o meu afetuoso abraço de parabéns a você, não só como professor do Colégio Luciano Feijão, mas como professor da vida, da decência, da ética e principalmente da lealdade.
    Parabéns mais uma vez, e continue sempre assim.
    O amigo,
    Jorge Costa

    ResponderExcluir
  2. AMIGO-IRMÃO MESTRE CARLINHOS, " Agere sequitur esse." Em seu nome, saúdo a todos os ÍCONES DA EDUCAÇÃO, verdadeiros baluartes da nobre Missão de Educar ! À dimensão humana, que é o Saber Sistemático, destaco uma outra importantíssima, que é o Saber Divino. Proponho a Leitura de LUCAS 8, 4-18. Posteriormente, os Amados e Eternos Mestres, jubilosos, dirão : " OMNIA MECUM PORTO. " . E nós, cidadãos comuns ? Resta-nos apenas cumprir o mais importante e legítimo Dever, apregoado por Cícero e ,sobretudo, referendado nas Sagradas Escrituras: A ETERNA GRATIDÃO ! DE TODO O CORAÇÃO , O NOSSO MUITO OBRIGADO ! R

    ResponderExcluir
  3. Paulo Gilson - Of Just Massapê16 de outubro de 2011 10:26

    Bom dia, colega e amigo Profº Carlos Albuquerque.
    É utopia talvez imaginar que nossos professores um dia serão realmente mestres. Numa sociedade de valores físicos financeiros, nossos professores não estão imunes a isso. Quem sabe um dia a escolha de ser professor necessariamente passará apenas pelo desejo de efetivamente ensinar a vida. Mas ainda há aqueles que realmente os são por "vocação". A todos estes, meus parabéns! O mundo depende deles.

    ResponderExcluir
  4. Amigo-irmão Carlinhos, " O Universo é uma harmonia de contrários." ( Pitágoras ) " O Amor é a única coisa que cresce à medida que se reparte. "( Saint-Exupéry ). " Se és incapaz de sonhar, nasceste velho; Se teu Sonho te impede de agir conforme a realidade, nasceste inútil; Se, porém, sabes transformar Sonhos em realidade. E tocas a realidade com a luz do teu Sonho, então serás grande no teu mundo e o mundo será grande em ti. Sonhos Possíveis : Acredite neles ! " Comungo com as palavras de Fernando Pessoa : " Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." Em tempo : " Não menos nobres as sinapses e a alma de Mahatma Gandhi : " Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são : Riqueza sem Trabalho; Prazeres sem Escrúpulos; Conhecimento sem Sabedoria; Comércio sem Moral; Política sem Idealismo; Religião sem Sacrifício e Ciência sem Humanismo." Olhando para cada uma das Estrelas da Constelação dos Mestres Massapeenses, ressurge à memória dos que a conheceram, personalidade notável para a glória duradoura da posteridade : Professora Maria do Carmo Carneiro. Para fazer jus à minha consciência e ao meu coração, não poderia deixar de homenagear Ícones Contemporâneos da Educação Massapeense : Professora Maria de Jesus Olímpio e Professor Carlos Roberto Albuquerque Mendes.

    ResponderExcluir
  5. UM ABRAÇO CARINHOS A TODOS OS AMIGOS PELO CARINHO

    ResponderExcluir