Pular para o conteúdo principal

DEU A LOUCA NO MUNDO

CADA DIA QUE NOS DEPARAMOS COM AS NOTÍCIAS VEICULADAS NO MUNDO, MAIS NOS ASSUSTAMOS, Vejam só essa matéria:
Traído pela mulher, homem mata cinco filhos e se suicida nos EUA
"Um homem matou seus cinco filhos e depois se suicidou na cidade americana de Graham, no noroeste do país, após descobrir que sua mulher iria trocá-lo por outro, informaram hoje fontes policiais.
As autoridades encontraram ontem os corpos dos cinco menores, de entre 7 e 16 anos de idade, na casa da família, onde diversas armas foram encontradas. Quatro das crianças estavam em suas camas e a outra, em um banheiro.
O cadáver de James Harrison, o pai das crianças, foi encontrado pouco antes em seu automóvel, com o motor ainda ligado, perto de um cassino.
Ed Troyer, porta-voz do xerife do condado de Pierce, Paul Pastor, disse hoje aos jornalistas que, aparentemente, Harrison e sua filha mais velha saíram na noite de sábado em busca de sua mãe, Angela Harrison.
A jovem utilizou o dispositivo do GPS (Sistema de Posicionamento Global, em inglês) do telefone celular de sua mãe para tentar localizá-la, e a encontraram com outro homem em uma loja na cidade de Auburn, perto de Graham.
A mulher então disse a Harrison que não tinha intenção de voltar para sua casa e que iria embora com o outro homem.
Aparentemente, segundo informações preliminares, o homem voltou até sua casa e começou a atirar várias vezes em cada um de seus filhos.
Horas antes da descoberta destes detalhes, o xerife do condado de Pierce, Paul Pastor, afirmou que "se trata de um terrível assassinato".
Este é o terceiro incidente com armas de fogo em menos de uma semana nos EUA, nos quais 23 pessoas morreram.
Em dois dos crimes, os atiradores também faleceram. No sábado, um homem matou três dos cinco policiais que atenderam um chamado por causa de uma disputa doméstica na cidade de Pittsburgh, no leste dos EUA.
Na quinta-feira, Jiverly Wong, um imigrante de origem vietnamita invadiu um centro de assistência a estrangeiros na cidade de Binghamton, também no leste americano, e matou 13 pessoas antes de se suicidar. Entre as vítimas havia um brasileiro."
Fonte: Folha on line
VAMOS NÓS: Ficamos atônitos com notícias dessa natureza. Como pode um "ser humano" dotado da "razão" tirar a vida de cinco filhos de maneira tão assustadora?!! Semana passada, os EUA vivenciaram crimes terríveis. Um aspecto a ser notado: facilidade para comprar arma de fogo.
Dois pontos levam-nos a uma reflexão. A primeira delas nos impele a ter a convicção de que arma de fogo não pode ser utilizada por civis sob o argumento de defesa própria ou de terceiros. Na prática isso não funciona. Os crimes praticados em território americano mostra-nos que a permissividade é um incentivo ao uso inadequado da arma letal, provocando, por consequência, a prática de crimes assustadores como esses relatados na matéria da Folha.
Por outro lado, é salutar perceber que ações dantescas dessa magnitude são praticadas por pessoas que convivem no meio social sem despertar maiores suspeitas. Tratam-se de psicóticos ou oligofrênicos enrustidos que na primeira oportunidade exteriorizam seu desequilíbrio. É na verdade um caso de saúde pública. São muitos os desequilibrados que circulam em nosso meio matando, provocando acidentes automobilísticos de grande monta, destruindo lares. Passam despercebidos pelas autoridades. Não há um controle de sanidade mental em nosso país.
Neste final de Semana, foi um Procurador do Estado que, embriagado, entrou na contramão e abalroou em outro veículo, matando o sogro e um amigo. Um Procurador de Estado -Vejam só?
É preciso que reflitamos muito: a educação começa com a saúde na família. Se a célula maior da sociedade está doente, naturalmente a exteriorização dessa doença se manifesta nas atitudes insanes de seus membros. Não adianta tratar de investir em segurança pública, esquecendo-se de educar, de orientar. Tudo começa na família e se dela o fruto não sair bom tudo mais será mera consequência. Está na hora de repensarmos tudo isso, sob pena de continuarmos reféns de malucos como esses.

Comentários

  1. Querido primo,

    concordo plenamente com a segunda parte de seu comentário à notícia para, então, discordar completamente da primeira parte.

    Acredito, sim, que haja um problema de saúde. Não sei se de saúde pública. Precisaria refletir melhor sobre isso. O louco, o psicopata, o sociopata, estes irão cometer o crime de fato. O meio é somente o meio. Colocar a culpa no meio (aí discordo do primeiro argumento sobre a legalização de venda das armas de fogo) é como culpar a bala que matou em vez da pessoas que direcionou a arma e puxou o gatilho.

    Creio, no caso dos EUA, que as universidades deveriam começar a estudar o que a filósofa Hannah Arendt batizou de "banalização do mal". Acho que há uma banalização dos assassinatos com arma de fogo. Os motivos são vários: talvez uma revolta, talvez a necessidade de se tornar uma "celebridade" instantânea, talvez um arroubo de insanidade, sei lá o quê.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur

REFLEXÃO DO DOMINGO:ECLESIÁSTICO, 20 - Quando calar e quando falar

1.Há repreensões inoportunas; e há quem se cale, demonstrando ser prudente. 2. Quanto é melhor repreender, do que guardar a cólera! 3. Aquele que confessa a falta, impedirá seu próprio dano. 4. Como a paixão de um eunuco para deflorar uma jovem, assim é aquele que pretende fazer justiça pela violência. 5. Há quem, ficando calado, é reconhecido como sábio; e há quem se torne odioso, por falar demais. 6. Há quem se cale por não ter resposta; e há quem se cale por senso de oportunidade. 7. O sábio se cala até que chegue o momento oportuno; o loquaz e o insensato deixam passar a ocasião. 8. Quem multiplica as palavras se faz detestar, e quem pretende impor-se há de ser odiado. Como é belo que manifeste arrependimento quem foi censurado; pois assim há de evitar uma falta voluntária. Contrastes 9. Alguém pode tirar proveito de seus males, ao passo que uma felicidade inesperada pode transformar-se em dano. 10. Há presentes que não te são proveitosos, e há