quinta-feira, 12 de março de 2009

DICA DE LIVRO: AUTO DA BARCA DO INFERNO, de Gil Vicente

Ainda da Coleção Clássicos Saraiva, indico para leitura a obra "O AUTO DA BARCA DO INFERNO", do humanista português Gil Vicente. Inicialmente destaco que Gil Vicente é um importante autor da literatura portuguesa e foi o fundadador do teatro em Portugal. Situada no limiar entre a Idade Média e o Renascimento, no período que ficou conhecido como Humanismo, entre os séculos XV-XVI, a obra vicentina é um atestado exemplar dessa transição de costumes e valores. Tendo temática de base religiosa, seu teatro consegue harmonizá-la com elementos profanos.
"O auto da barca do inferno" é a obra mais famosa de Gil Vicente e um clássico do teatro de língua portuguesa. Seu tema central são as personagens que, mortas, são conduzidas à barca que as levará ao Inferno ou Paraíso. As cenas retratam o diálogo jocoso que cada um dos pecadores trava com o Anjo e com o Diabo. São muitas os personagens sociais que fazem parte do drama: Frade, Sapateiro, Fidalgo, Alcoviteira, Enfocado e outros mais. O autor traça um painel moral do contexto social da época.
É uma obra localizada no seu tempo, de uma linguagem rebuscada, porém compreensível, de enorme estatura literária. Confira.

Um comentário:

  1. o tema central do livro não é este e sim criticar a sociedade de seu tempo, época do Humanismo, onde utlizou as personagens para fazer tal critica.

    ResponderExcluir

FAÇA UM 2019 DIFERENTE!!

https://youtu.be/HEzaUVSfvrk