terça-feira, 29 de novembro de 2016

O FUTURO DEPENDE DE NOSSAS ESCOLHAS

Sempre tenho dito aos meus alunos que não é necessário "advinhômetro" ou fazer uso da vidência para saber sobre o futuro. Basta ter atenção ao que você está plantando hoje. Se plantares ervas daninhas, colherá na mesma proporção. Na verdade, são as nossas escolhas hoje que dirão sobre o nosso futuro.

O sucesso de uma vida em plenitude perpassa pelo exercício constante e permanente do equilíbrio. Não podemos viver somente sob o espírito do carpe diem(aproveite o dia). É preciso ter um olhar para frente. Se desejamos uma velhice tranquila e saudável, temos que organizar nossa vida sob três pilares do equilíbrio: financeiro, emocional e profissional.

Temos que saber poupar e organizar nossas finanças. Não podemos gastar além do que ganhamos;não podemos contrair dívidas superiores a nossa capacidade de adimplemento; não podemos consumir sem que para isso haja um lastro financeiro. De fato precisamos poupar, pelo menos, 1/3 do nosso salário.

No âmbito emocional, é necessária a prudência nas atitudes. O sofrimento é algo inevitável, mas sua magnitude pode ser reduzida bastante, se soubermos construir uma vida sobre a rocha. Nela há de prosperar o diálogo, o respeito mútuo e o companheirismo.

Por outro lado,a vida profissional deve ser uma experiência de crescimento, de cooperação e de coerência. Tornaremos o ambiente de trabalho saudável à medida que assumirmos as nossas responsabilidades com afinco, através de ações propositivas, respeitando as diferenças do colega e construindo as possibilidades.


Se queremos ter sucesso, não há uma fórmula mágica para isso. É preciso ralar muito, estudar muito, dialogar e saber ouvir. Como um parte do corpo não adoece sozinho, o sucesso, também, não acontece em plenitude se não exercitar os três pilares do equilíbrio. Não acredito que alguém bem sucedido no trabalho seja feliz se não tiver uma vida harmoniosa no lar. Não há equação que separe o homem de suas emoções intrínsecas. Daí ser necessária a junção dessas resultantes. Refletir é sempre um exercício saudável!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário