Pular para o conteúdo principal

A crise e o desalento dos trabalhadores, POR THAIS HERÉDIA



Por qualquer ponto de vista ou metodologia sobre os dados do mercado de trabalho, não há nada que indique estancamento ou até mesmo arrefecimento do processo de demissões em curso. Com um resultado acima do esperado pelos analistas do mercado financeiro, a taxa de desemprego do IBGE ficou em 7,5% em julho. Mais surpreendente do que o número geral foi a alta de 56% no número de desempregados no mês passado, em comparação com o mesmo período em 2014. Um recorde, nunca antes visto pelos analistas do Instituto. 
 
A Pesquisa Mensal de Emprego das seis regiões metropolitanas do país inclui na conta quem já perdeu o posto ou quem não estava trabalhando, mas quer voltar para ajudar no orçamento de casa. Este movimento revela a deterioração das condições financeiras das famílias. Durante anos, muitos jovens foram poupados do trabalho para investirem nos estudos – uma fórmula que não se sustenta mais com a inflação altíssima e queda acentuada na produção, provocando redução da renda real dos trabalhadores. 
 
Em conversas com economistas de instituições financeiras, surgiu uma leitura diferente sobre o quadro atual e que ajuda a dimensionar o tamanho do ajuste ainda esperado (ou necessário) no mercado de trabalho. Pegando a produção industrial brasileira, ela apresenta hoje os mesmos níveis de produção de 2006, segundo analistas. Há 9 anos, o Brasil começava a se beneficiar de um mundo pujante e fundamentos ajustados da economia. 
 
A taxa de desemprego em julho de 2006 era de 10,8%. O setor industrial crescia a 3%, com alta de 4,2% da renda real dos trabalhadores e de 3,8% na formalização dos empregos – com carteira assinada. Tirando o tombo de 2009, a produção local se manteve no azul e, consequentemente, absorveu toda mão de obra disponível. O setor de serviços também colaborou muito na empregabilidade do país, contratando sem parar para atender a uma demanda cada vez maior. Tanto assim que em julho de 2010, a taxa de desemprego já havia baixado para 6,9%, segundo IBGE. 
 
Desde então, foi o setor de serviços que seguiu derrubando a população desempregada no país porque na indústria, as demissões começaram logo depois da bonança de 2010. O fechamento de vagas no setor foi se acentuando a partir de 2013 e, neste primeiro semestre do ano, ficou ainda mais intenso. Quem estava empregado no comércio ou na prestação de serviços começou a sentir ameaça de perder o posto já no final de 2014, até que ela começou a virar realidade em 2015. 
 
Hoje o país produz o mesmo que em 2006, mas com um contingente de funcionários muito maior. Com estoques cheios, a retomada da produção ainda parece distante, portanto, não há como manter um quadro de trabalhadores sem ter o que fazer. Por isso, a indústria passou a demitir muito mais, principalmente depois do choque de custos imposto este ano. A mesma situação atinge agora o setor de serviços, onde estão aqueles que distribuem, armazenam, transportam e vendem o que sai das fábricas. Se os portões seguem fechados, não há como manter o mesmo quadro de prestadores. 
 
Se esta leitura do que está acontecendo agora no mercado de trabalho se provar realista, o país ainda verá muita gente voltando para casa sem boas notícias, com desalento de quem não viu, não foi alertado e nem entendeu direito o que atingiu o país com a força de causar tamanha crise.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur