Pular para o conteúdo principal

Racismo odioso, por Yvonne Maggie

Na semana passada, na página do Facebook do JN, internautas anônimos xingaram e ofenderam Maria Julia Coutinho, conhecida como Maju, apresentadora do tempo no JN, expressando preconceito e racismo da forma mais odiosa. Em resposta, milhares de pessoas manifestaram repúdio e vergonha aos racistas e apoio a Maju, por meio de e-mails e posts.
Digo milhares, pois a página do JN no Facebook tem 6,5 milhões de curtidas. Os apresentadores do JN e toda a equipe da TV Globo dedicaram minutos preciosos do telejornal em defesa da jovem jornalista. Uma campanha #SomosTodosMajuCoutinho ganhou as redes sociais. A direção da TV Globo declarou que irá processar os que fizeram essas injúrias raciais. O Ministério Público Federal também afirmou que investigará os responsáveis.

No meio dos ataques à apresentadora havia muitos dirigidos ao jornalista e diretor-geral de jornalismo e esporte da TV Globo em referência a seu livro" Não somos racistas: uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor". Entre os ataques, um me surpreendeu, especialmente, por ser de um escritor que admiro. Fernando Morais disse: “Somos ou não somos racistas, Ali Kamel?” Ele não leu o livro, tenho certeza, e para um escritor é coisa séria.

Ali Kamel nunca disse que não há racismo no Brasil. Cito alguns dos argumentos entre os muitos que poderiam ser retirados do seu livro: “O que quero dizer é que racistas são iguais, aqui ou lá fora. Impõem um sofrimento terrível. É evidente que nos EUA o racismo é rotineiramente mais duro, mais explícito, mais direto. Mas como saber se o xingamento aberto dói mais ou menos do que o desprezo velado?” 

O que ele mostra no seu livro é que o racismo no Brasil não é estrutural: “O racismo é sempre de pessoas sobre pessoas, e ele existe aqui como em todas as partes do mundo. Mas não é um traço dominante da nossa cultura. Por outro lado, nossas instituições são completamente abertas a pessoas de todas as cores, nosso arcabouço jurídico-institucional é todo ele ‘a-racial’. Toda forma de discriminação racial é combatida em lei”. 

E, ao falar sobre a questão da introdução da política de cotas, Ali Kamel alerta para os perigos que carrega em seu bojo: “A grande tragédia que as políticas de preferências [racial] e de cotas acarretam é o ódio racial. O sentimento de que o mérito não importa esgarça o tecido social.” Vejam que só esta frase espelha o que está ocorrendo com a apresentadora do JN. Ela é competente e foi contratada com base no mérito, mas nos ataques disseram que era fruto de cota para negros. Um filme de terror que muitos previram ao longo do debate sobre esta questão.

"Não somos racistas", para o qual fiz o Prefácio, foi publicado em 2006 quando o debate sobre a introdução de uma política de cotas raciais no Brasil estava na sua fase mais acirrada e tomava o coração de muitos brasileiros.
 
Em princípio deveria ser uma discussão de ideias a respeito de como combater as desigualdades e o racismo no País. Porém as emoções tomaram conta da polêmica até o capítulo final, em abril de 2012, quando o Supremo Tribunal Federal decidiu pela constitucionalidade das cotas raciais. 

Não escrevo para defender meu amigo e ex-aluno. Ele não precisa de defensores, pois as reações de apoio à apresentadora e contra as injúrias raciais são a prova, como é dito no livro, de que “o racismo não é um traço dominante da nossa cultura”.

Porém me revolta a forma com que nos últimos dias algumas pessoas se referiram à obra e ao seu autor. Racismo é crime hediondo e Fernando Morais, assim como outros, deveriam ter lido o livro. Nessa hora em que os racistas estão pondo as mangas de fora é preciso saber como agir para não jogar mais gasolina no fogo. Já não basta o que fizeram ao instituir um país dividido legalmente em brancos e negros estimulando o ódio racial?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur