Pular para o conteúdo principal

O recuo de Cunha após mexer com o mundo econômico e financeiro, POR CRISTINA LOBO

Um dia depois de anunciar com estardalhaço seu rompimento com o governo, Eduardo Cunha dá um passo atrás e se reposiciona. Na sexta-feira (17), ele anunciou a criação de duas CPIs com nítido desejo de criar problemas para o governo: a do BNDES e a dos fundos de pensão.
No dia seguinte, por meio do Twitter, disse que não há "pauta vingança" e foi mais longe ao afirmar que "não tem o histórico de ajudar a implementar o caos na economia por pautas que coloquem em risco as contas públicas".
Se do ponto de vista político Cunha fez um movimento tão brusco que não levou seguidores importantes, nem mesmo em seu próprio partido, quando anunciou as duas CPIs que constrangem o governo ele mexeu também com o mundo econômico e financeiro. Um público com o qual  buscava ainda maior aproximação, incluindo na pauta da Câmara projetos de interesse desse grupo. Um exemplo foi o projeto que trata da terceirização.
Entre empresários e bancos há a preocupação com a crise política e estagnação da economia. E mais lenha nesta fogueira não interessa a eles. Talvez aí esteja a justificativa para a guinada de Cunha. Sem ganho político neste primeiro instante e se afastando do grupo econômico, Cunha fez o recuo rapidamente.
"Ele se tornou interlocutor importante de empresários, e tocar o fogo no circo não interessa a eles", analisou um ministro do governo Dilma.
Mas, para recuperar e conquistar mais força política, Cunha vai precisar responder ponto por ponto as acusações que recaem sobre ele no âmbito da Operação Lava Jato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESEMBARGADOR PAULO ALBUQUERQUE É DESTAQUE NO JUDICIÁRIO CEARENSE

O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Des. Francisco Glaydson Pontes, nomeou o massapeense, Desembargador Paulo Albuquerque, como membro efetivo da Comissão de Regimento, Legislação e Jurisprudência da Egrégia Corte de Justiça do nosso Estado. Apesar do pouco tempo no exercício da magistratura do 2º Grau, o massapeense Paulo Albuquerque vem sendo reconhecido pelos seus pares como um magistrado dotado de probidade, talento e capacidade de gestão. A produtividade de seu gabinete é destaque na justiça cearense. PARABÉNS !!!

HOMENAGEM ÀS MÃES: UM DOS MAIS BELOS TEXTOS QUE JÁ LI

Resolvi homenagear às mães com esse texto que considero uma das mais belas páginas já escritas pela inteligência humana. Neste azo, quero cumprimentar a minha adorável mãe Terezinha Albuquerque e à minha esposa e companheira de todas as horas Marlúcia, mãe do meu bem mais precioso.
Retrato de Mãe
Uma simples mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus; e pela constância de sua dedicação, tem muito de anjo; que, sendo moça, pensa como uma anciã e, sendo velha, age com as forças todas da juventude; quando ignorante, melhor que qualquer sábio desvenda os segredos da vida, e, quando sábia, assume a simplicidade das crianças; pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama, e, rica, empobrecer-se para que seu coração não sangre ferido pelos ingratos; forte, entretanto estremece ao choro de uma criancinha, e, fraca, entretanto se alteia com a bravura dos leões; viva, não lhe sabemos dar valor porque à sua sombra todas as dores se apagam, e, morta, tudo o que so…

CANALHICE DO SISTEMA POLÍTICO: OTÁRIO É O POVO BRASILEIRO!