segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Santa Casa e HRN otimizam doação e captação de órgãos


 
Na noite da última quinta-feira, dia 13, os integrantes da Organização de Procura de Órgão (OPO), instalada na Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), com abrangência na macrorregião Norte, juntamente com médico intensivista, Dr. Olon Leite, coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Regional Norte (HRN) reuniram-se no auditório Dr. Pessoa, da Santa Casa.

O objetivo do encontro foi o de consolidar a parceria de integração entre os dois hospitais para otimizar o processo de doação e captação de órgãos na zona Norte. Segundo Dr. Olon Leite, com a criação da CIHDOTT do HRN, é importante a união do dois hospitais para ampliar a doação e a captação de órgãos em toda zona Norte, já que a OPO não se restringe à Santa Casa, mas abrange toda macrorregião. 

Captação
Ele destaca, ainda,  a criação de uma equipe de captação de órgãos a médio prazo e possivelmente uma equipe para transplantes. "Hoje a captação é realizada com uma equipe que vem de Fortaleza. É um processo que desgasta os profissionais envolvidos e existe um certo risco no translado. À vezes, por conta de ser a mesma equipe que faz a captação e o transplante, perdemos o doador, já que coincide um procedimento em Fortaleza com a mesma equipe. Por isso, acreditamos que em breve teremos uma equipe treinada e capacitada de Sobral para realizar os procedimentos, desta forma é muito importante a junção de forças entre os dois hospitais", explica Dr. Olon Leite.

Também participaram da reunião o enfermeiro Iranildo Passos (SCMS), a enfermeira Rejânia Ávila (SCMS), os acadêmicos do Curso de Medicina da UFC/Sobral Jonas Lemos e Jonatas Cavalcante, a acadêmica de enfermagem, Taciane Correia, e o secretário da OPO para a SCMS, Kelson Viana.

Fonte: Blog Encontro com a Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário