Pular para o conteúdo principal

POSSUEM TUDO, MENOS A HONESTIDADE, por Carlos Chagas

A roubalheira na Petrobras envolve diretores da estatal nomeados por partidos políticos,  mais empreiteiras,  empresas prestadoras de serviços e políticos de diversos matizes. Como supor que os presidentes Lula e Dilma não soubessem de nada? De que forma aceitar que não  tenham sido informados pelos órgãos  de segurança do governo ou por simples comentários de auxiliares  imunes à mãe de todas as  lambanças jamais praticadas na história da República?
Sabiam e não fizeram nada? Na ânsia de manter o poder, deixaram e incentivaram que PT, PMDB, PP e outros partidos navegassem no mar de lama hoje exposto até as profundezas?
Jamais se viu tamanha sordidez envolvendo poder público e iniciativa privada. Foram bilhões surripiados de obras superfaturadas, distribuídos pela mais  fantástica quadrilha de que se tem notícia agindo no país.  Falta conhecer mais um segmento da banda podre desse poliedro de horror, os deputados, senadores, governadores,  ministros  e funcionários envolvidos.  Parece  não demorar a exposição que nenhum segredo de justiça conseguirá ocultar.
A pergunta que se faz é sobre as conseqüências. Lula e Dilma conseguirão escapar, mesmo diante da presunção de não terem sido beneficiados financeiramente, nem  enriquecido?  E os montes de políticos que receberam propinas, irrigaram suas campanhas e  facilitaram as operações ilícitas, acolitados por empresários e executivos empenhados em dilapidar patrimônio público?  Vai todo mundo parar na cadeia?
Basta abrir o leque para supor não se limitar à Petrobras a sujeira agora descoberta. Outras empresas estatais de igual quilate estarão sendo investigadas, provavelmente incursas nas mesmas bandalheiras. Em suma, as elites nacionais estão podres, com as exceções de sempre. Policia Federal, Ministério Público e Poder Judiciário vem cumprindo suas obrigações, não obstante as lacunas da lei que, como no caso do mensalão, mandaram a maioria dos réus para casa.
Falta ainda um universo a desbravar. Quando as investigações chegarem aos bancos, por exemplo, tanto os públicos quanto os privados, haverá tapete capaz de ocultar a sujeira? Será que a  garantia de maioria no Congresso vale tamanha lambança?   Certas pessoas  possuem tudo, por meio  de sua desfaçatez. Menos a honestidade…

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur