Pular para o conteúdo principal

!0% do PIB para educação - não basta apenas aumentar os recursos


Paulo Alcântara Gomes

Nossos investimentos per capita em educação nos colocam num desconfortável penúltimo lugar, atrás do México e da Turquia e representam menos de um terço da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Este dado, extraído do “Education at a Glance 2014”, pode ser complementado com os US$ 2.605 que aplicamos por aluno do ensino médio, bem inferiores aos da Argentina, apenas para nos referirmos à América Latina. Tais índices ajudam a explicar os problemas que enfrentamos quando tratamos da qualidade do ensino e da motivação dos docentes.
Dados divulgados pelo Censo da Educação Superior mostraram, pelo quarto ano seguido, redução no número de concluintes nos cursos de licenciatura. Em Português, a queda chegou a 12%. O mesmo ocorre em física e matemática, áreas onde a falta de professores já é crônica em muitos estados.
Os salários de nossos professores – cerca de 10 mil dólares anuais – equivalem a 30% da média da OCDE.
O resultado? Cerca de 65% dos nossos docentes do ensino fundamental, e de 50% do ensino médio, não têm licenciatura nas disciplinas que ensinam. Só em 9 das redes estaduais houve melhoria nos indicadores do IDEB de 2013.
Em 1960, Brasil e Coreia tinham 35% de analfabetos. Hoje, temos 9%, e eles, zero. A evasão escolar ao fim do ensino médio é de mais de 25% no Brasil, e de 3% na Coreia. Apenas 16% dos jovens brasileiros são universitários. Na Coreia, o percentual é de 80%.
O que a Coréia fez e nós não? Muito simples: foco na educação. O desenvolvimento daquele país resultou de investimentos maciços em educação, que priorizaram a formação de professores, a criação de conteúdos de qualidade e a infraestrutura das escolas.
Um professor na Coreia, entre os mais bem pagos do mundo, ganha mais de 4 mil dólares mensais. Os pais acompanham o aprendizado das crianças e colocam a educação como determinante para a construção da família. Ao contrário de muitos países, a meritocracia é vista como decisiva para o sucesso, e o montante aplicado em educação, dos mais elevados do mundo, chega a 5% do Produto Interno Bruto (PIB).
No Brasil, o novo Plano Nacional de Educação prevê que em 10 anos sejam aplicados 10% do PIB, o que é bom. Mas, além de aumentar os recursos, torna-se imperioso aplicá-los bem, para não continuarmos a patinar na periferia das grandes nações.

 


Paulo Alcântara Gomesex-Reitor da UFRJ e Presidente da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, escreverá aqui sempre às quintas-feiras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur