Pular para o conteúdo principal

Pleno do TJCE, com a presença do Desembargador Paulo Albuquerque, arquiva investigação contra juiz Hortênsio Pires Nogueira


Desembargador Paulo Albuquerque (última cadeira de costas)


O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) rejeitou, nesta sexta-feira (18/10), por maioria, a instauração de procedimento disciplinar contra o juiz Hortênsio Augusto Pires Nogueira, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza. A decisão da maioria foi contrária ao posicionamento dos desembargadores Luiz Gerardo de Pontes Brígido (presidente do TJCE), Fernando Ximenes (decano da Corte), Abelardo Benevides, Nailde Pinheiro Nogueira, Washington Bezerra, Iraneide Moura Silva e Luís Evaldo Gonçalves Leite.

A divergência favorável ao juiz investigado foi aberta com o voto do desembargador Francisco Pedrosa, alegando que a Corregedoria Geral da Justiça teria se intrometido na atividade jurisdicional do magistrado.

Depois de realizar inspeção na 1ª Vara da Fazenda Pública, o corregedor geral da Justiça, desembargador Francisco Sales Neto, considerou necessária a instauração de procedimento disciplinar por identificar indícios de irregularidades em sete processos, incluindo o que concedeu aumento no valor das passagens de ônibus em Fortaleza.

No relatório, o desembargador disse que houve indícios de desvio de conduta funcional e ética do juiz, entre os meses de junho de 2011 e fevereiro de 2013, referentes à ofensa aos princípios da exatidão, da prudência e da imparcialidade, além de outras possíveis ilegalidades previstas no Código de Ética da Magistratura Nacional. Por esse motivo, seria necessária a abertura do procedimento para aprofundamento das investigações.

O posicionamento do Ministério Público estadual foi contrário à abertura do processo. Em sua defesa, o juiz disse que agiu conforme o princípio da independência e do livre convencimento.

Ao analisar o caso, o Pleno decidiu, por maioria, pelo arquivamento da investigação por entender que não houve indícios de conduta errada por parte do magistrado e que ele agiu conforme suas convicções.

- See more at: http://www.tjce.jus.br/noticias/noticia-detalhe.asp?nr_sqtex=32514#sthash.7r9axPfw.dpuf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur