Pular para o conteúdo principal

Médico é para servir ao povo e não viver só aparecendo em colunas sociais

Com o título “A Espanha serve, seus médicos não”, eis artigo do sociólogo Geraldo Bandeira Accioly. Ele aborda a polêmica em torno da importação de médicos para atender às populações do Interior do País. Também lamenta que tantos profissionais da área prefiram viver aparecendo em colunas sociais. Confira:
Há uma boa discussão na sociedade brasileira sobre a importação de médicos, sobretudo um ranço com os cubanos. Credito esta postura ao anti-castrismo obtuso e também a notória ignorância sobre os excelentes índices alcançados na educação e saúde na terra de Guevara, embora a Ilha não seja um paraíso. Acompanhei na Prefeitura de Icapuí a vida e a prestação de serviços de saúde de vários médicos cubanos. Seria interessante que se fizesse uma pesquisa junto aos moradores para avaliar como foi a passagem dos cubanos por lá. Conversei muitas noites com os cubanos e também com os usuários. Uma deficiência que eles (cubanos) não entendiam era a falta de um serviço secundário eficiente de saúde. Os que foram contratados para Icapuí tinham especialidade no atendimento a prevenção, para o PSF(Programa de Saúde da Família). Quando viravam plantonistas do Hospital era um horror, pois tinham dificuldades em conviver com partos e facadas.
No Brasil criou-se um código: “médico que vai para o interior tem que fazer tudo”. É claro que isto é um absurdo. Os cubanos não fazem ou tem muita dificuldade em “fazer tudo”. Portanto, tem que haver uma rigorosa seleção para se definir com clareza os critérios de contratação e lotação. Na conversa com a população, na minha visão, existia aprovação. Moravam na cidade, não chegavam segunda-feira a tarde e não saiam quinta-feira a noite ou mais cedo, “matando” muitas vezes o atendimento da tarde. As consultas eram longas, atenciosas, perguntavam a sintomatologia, auscultavam, aferiam a pressão e alguns pacientes ficavam irritados quando não havia prescrição de medicamentos. Eles moravam lá. “Venha me ver na próxima semana,” diziam.
Mudando de nacionalidade. É comum nas colunas sociais ou em páginas “especializadas” no tema saúde a fotografia de médicos, esposas e filhos na frente de grandes hospitais na Europa e nos USA. Certo dia apareceu a foto da esposa segurando o diploma do marido afirmando que naquela universidade, o grande prêmio Nobel sicrano teria também se formado. Tem de tudo, até mesmo um doutor na frente do museu do Elvis Presley… No fundo todas essas manifestações são associações para demonstrar “saber, competência e status” capturados fora do Brasil, passando sempre a imagem: “tudo que vem de fora é melhor.” O nome da patologia é colonialismo, mais conhecida como complexo de vira-lata. Na prática, uma “política” de vaidade e “valorização” do curriculum.
Interessante que nunca aparece o doutor ou a doutora numa foto mostrando a melhoria de um índice de saúde numa singela foto em um posto de saúde no Bom Jardim atendendo um pobre, preto e desdentado. Por que ? Não sei, embora todos ultimamente tenham ido pras ruas defender o SUS. Estranhamente nas colunas sociais aparecem muitas fotos de ilustres jalecos cearenses nas universidades e hospitais espanhóis “autenticando” os conhecimentos lá recebidos. A pergunta é: se as universidades espanholas são competentes, porque seus médicos não servem? Por que não podem vir trabalhar no Brasil? Adiante com o debate. Gracias.
* Geraldo Bandeira Accioly,
Filósofo e Mestre em Sociologia
geraldoaccioly@yahoo.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur