Pular para o conteúdo principal

Prefeito vai a Câmara apresentar novo Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Sobral


A Câmara Municipal de Sobral recebeu, na sessão desta terça-feira, 25, o Prefeito Veveu Arruda, que acompanhado do Vice-Prefeito, Carlos Hilton Soares, do Chefe de Gabinete Municipal, Luciano Arruda, e de secretários municipais, apresentou publicamente o projeto do novo Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Sobral (Sitrans), proposta revolucionária que vai mudar completamente a forma de locomoção urbana da cidade.

O Sistema, elaborado por especialistas, é resultado de aprofundado estudo sobre as necessidades da população em relação ao seu deslocamento diário, não somente ao Centro da Cidade, mas a outros bairros. O Prefeito Veveu Arruda reconhece que o “que é oferecido hoje aos sobralenses não atende suas reais necessidades, e que a precariedade desse serviço compromete completamente o fluxo de pessoas diariamente, que se deslocam para os mais variados pontos de Sobral, principalmente para seus trabalhos”.

Hoje, Sobral conta com 3 linhas de transporte coletivo com destino ao Centro, e aos bairros Sinhá Sabóia, Cohab III e Sumaré, com uma frota de apenas 5 ônibus e 9 vans. Cerca de 4.500 passageiros circulam por dia, nesses veículos, o que representa uma abrangência de 62% da cidade, segundo o levantamento feito por especialistas no assunto, que comprovaram, ainda, que o nível do serviço oferecido é deficiente, inadequado e prejudica a trafegabilidade diária.

A proposta do Sitrans é criar uma integração direta com o atendimento que será oferecido pelo VLT, com sincronização de horários, o que vai permitir que o passageiro pague apenas uma passagem ao se deslocar usando as duas conduções.

O VLT cobrirá duas linhas (norte e sul), num total de 13,2km de extensão, com 5 Veículos Leves Sobre Trilhos, com 2 vagões, cada (com capacidade máxima de 100 pessoas por vagão), percorrendo 12 estações de integração. Os midiônibus vão complementar esse atendimento, com 9 linhas entre os bairros e 3 linhas circulares percorrendo o Centro, passando por 12 estações.

Serão 26 carros (dois reservas) com capacidade para 30 passageiros, cada; seguindo o modelo adequado de atendimento à população, conforme o resultado apresentado dos estudos de locomoção urbana, que levaram em consideração, entre outros fatores, a demanda pelo transporte coletivo e os itinerários, com tempo de viagem compatível com o VLT (cerca de 15 minutos).

O Prefeito Veveu Arruda apresentou o mapeamento com toda a extensão do serviço a ser oferecido na cidade, e a estimativa de demanda pelo novo Sistrans, que prevê acréscimo, em 1 ano de funcionamento, de 20% com 6 mil passageiros por dia. O que em 2018, com a expansão dos espaços habitados (através de programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida) chegaria a uma demanda pelo serviço de 8 mil pessoas sendo transportadas diariamente.

O custo de implantação do Sitrans tem orçamento de cerca de R$ 25.638,00, incluídos a frota de veículos, abrigos, urbanização do entorno das estações, 4 terminais nos bairros e sinalização.

Ao esclarecer dúvidas dos vereadores e participantes da sessão, sobre a implantação do Sistema Integrado de Transporte Coletivo, o Prefeito informou a todos que o projeto, que será submetido aos vereadores para posterior análise, será, ainda, apresentado à população em audiências públicas a serem realizadas nos bairros (seguindo calendário a ser elaborado), “para que este novo avanço no atendimento do transporte urbano de Sobral seja do conhecimento, análise e aprovação de todos”.


Fonte: Blog da Prefeitura de Sobral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur