domingo, 17 de junho de 2012

Sisu – Começam as inscrições nesta 2ª feira

A partir desta segunda-feira, 18, todas as pessoas que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 poderão concorrer a vagas oferecidas pelas instituições federais de ensino superior no Estado. A Universidade Federal do Ceará (UFC) vai ofertar 1.637 vagas em 46 graduações; a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), 292 vagas, em seis cursos; e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), 1.225 vagas, em 40 cursos.
Mesmo os estudantes já matriculados na UFC, Unilab e no IFCE no primeiro semestre de 2012 podem concorrer aos cursos do segundo semestre com a mesma nota do Enem feito em 2011. Nesse caso, se conseguirem a matrícula, perdem a vaga conquistada no primeiro semestre. O professor Miguel Franklin, coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da UFC, aponta que todos os estudantes que realizaram o Enem no ano passado têm o direito de tentar outra vaga na matrícula da UFC.
Assim, sobrariam as vagas que esses alunos conquistaram no início do ano. E elas não seriam ocupadas pelos pré-universitários, ou seja, os estudantes não poderão disputá-las no processo de entrada pelo Enem. Outras formas já são usadas na universidade para o preenchimento de vagas remanescentes, como a seleção de graduados e a prova interna de mudança de curso. Muitos alunos entram em graduações em áreas semelhantes porque não obtiveram nota para aquela graduação mais concorrida. Um exemplo é a opção de outros cursos na área da saúde por não conseguir vaga em Medicina.
Todos os concorrentes devem, entre os dias 18 e 22 de junho, se inscrever pelo site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), optando por dois cursos, sendo um deles prioridade. O próprio Sisu aponta, ao fim do processo, a partir da nota dos outros candidatos, se o inscrito foi classificado.
(Com Eliomar de Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário