Pular para o conteúdo principal

SANTA CASA DE SOBRAL EM ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA

Durante visita a um amigo que se encontrava no Setor de Emergência, na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, nessa quarta-feira, deparei-me com um quadro dramático e desolador. Presenciei nos corredores do setor de emergência macas espalhadas, com pessoas em profunda agonia. Muito parecido com as imagens que costumamos ver em filmes de guerra, nos hospitais de campanha onde são atendidos soldados mutilados. Não se trata de exagero, vi “in loco” pessoas desesperadas clamando atendimento e uma total insuficiência de estrutura: um só médico plantonista para dar conta de tudo e auxiliares de enfermagem presenciando a tudo impotentes.
Ali se assiste de perto a uma violação consentida à dignidade da pessoa humana, sob o olhar das autoridades que preferem ignorar aquela triste realidade. Naquele lugar pessoas são transformadas em “trapos” humanos. Muitos agonizam até que a morte venha suavemente como uma pluma apascentar sua dor. Uma verdadeira inversão de valores. Ali se rasgou a Constituição Federal, pois as garantias fundamentais, destaca-se o direito à saúde, fica bem distante da sala de emergência daquele nosocômio.
Não quero aqui culpar unicamente seus gestores, até porque o caos na saúde pública deste país é generalizado, fruto das ações desastrosas e das omissões dos entes públicos nas suas três esferas: Município, Estado e União. O que me causa perplexidade é o fato de as autoridades (diga-se Ministério Público, controladoria, legislativo, executivo e judiciário e etc) assistirem a tudo e não reagirem na defesa dos direitos dos cidadãos, principalmente aqueles mais desassistidos pelo Estado. Já está mais do que claro o esgotamento da Santa Casa de Sobral. Há muito tempo sabemos disso. Entretanto, nada foi feito de concreto para solucionar essa calamidade pública. Enquanto isso pessoas morrem à mingua e não passam de estatísticas. Até quando, cenas tão tristes serão presenciadas naquela unidade de saúde. Com a palavra “as autoridades”.

Comentários

  1. Isso sem falar na quantidade de infecção hospitalar principalmente na maternidade´. Apesar dos profissionais do local afirmarem que está dentro da normalidade acredito não ser a verdade. Caso queira constatar é só dar uma volta pelos corredores da maternidade e ver o absurdo e o descaso do fato.

    ResponderExcluir
  2. Aluna do prof. Carlos Albuquerque.30 de agosto de 2011 às 01:56

    Muito triste! Imaginem como deve estar a situação deste hospital com o recebimento das vítimas do acidente com o coletivo de estudantes do Acaraú. CAOS TOTAL!

    ResponderExcluir
  3. isso nao e so na santa casa mas nas escolas nas cadeias e etc.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econô...