Pular para o conteúdo principal

SANTA CASA DE SOBRAL EM ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA

Durante visita a um amigo que se encontrava no Setor de Emergência, na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, nessa quarta-feira, deparei-me com um quadro dramático e desolador. Presenciei nos corredores do setor de emergência macas espalhadas, com pessoas em profunda agonia. Muito parecido com as imagens que costumamos ver em filmes de guerra, nos hospitais de campanha onde são atendidos soldados mutilados. Não se trata de exagero, vi “in loco” pessoas desesperadas clamando atendimento e uma total insuficiência de estrutura: um só médico plantonista para dar conta de tudo e auxiliares de enfermagem presenciando a tudo impotentes.
Ali se assiste de perto a uma violação consentida à dignidade da pessoa humana, sob o olhar das autoridades que preferem ignorar aquela triste realidade. Naquele lugar pessoas são transformadas em “trapos” humanos. Muitos agonizam até que a morte venha suavemente como uma pluma apascentar sua dor. Uma verdadeira inversão de valores. Ali se rasgou a Constituição Federal, pois as garantias fundamentais, destaca-se o direito à saúde, fica bem distante da sala de emergência daquele nosocômio.
Não quero aqui culpar unicamente seus gestores, até porque o caos na saúde pública deste país é generalizado, fruto das ações desastrosas e das omissões dos entes públicos nas suas três esferas: Município, Estado e União. O que me causa perplexidade é o fato de as autoridades (diga-se Ministério Público, controladoria, legislativo, executivo e judiciário e etc) assistirem a tudo e não reagirem na defesa dos direitos dos cidadãos, principalmente aqueles mais desassistidos pelo Estado. Já está mais do que claro o esgotamento da Santa Casa de Sobral. Há muito tempo sabemos disso. Entretanto, nada foi feito de concreto para solucionar essa calamidade pública. Enquanto isso pessoas morrem à mingua e não passam de estatísticas. Até quando, cenas tão tristes serão presenciadas naquela unidade de saúde. Com a palavra “as autoridades”.

Comentários

  1. Isso sem falar na quantidade de infecção hospitalar principalmente na maternidade´. Apesar dos profissionais do local afirmarem que está dentro da normalidade acredito não ser a verdade. Caso queira constatar é só dar uma volta pelos corredores da maternidade e ver o absurdo e o descaso do fato.

    ResponderExcluir
  2. Aluna do prof. Carlos Albuquerque.30 de agosto de 2011 às 01:56

    Muito triste! Imaginem como deve estar a situação deste hospital com o recebimento das vítimas do acidente com o coletivo de estudantes do Acaraú. CAOS TOTAL!

    ResponderExcluir
  3. isso nao e so na santa casa mas nas escolas nas cadeias e etc.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur