Pular para o conteúdo principal

PADRE JOÃO BATISTA, 45 ANOS DE MISSÃO SOLIDÁRIA

Transcrevo in verbis a matéria publicada no blog Sobral de Prima que homenageia o nosso conterrêneo e pastor Padre João Batista Frota:
"Se uma palavra pudesse resumir o perfil do padre João Batista Frota, a mais apropriada seria solidariedade. Em todas as suas andanças, servir ao outro, principalmente os mais humildes, é um exercício cotidiano.
É sempre um precursor, um guia espiritual. Sua humildade jamais o impediu de se revelar como um verdadeiro líder de suas comunidades.
Em 1964, Padre João termina seus estudos, mas resolve não se ordenar de imediato.
Parte para o Oriente Médio, onde vive uma experiência espiritualmente enriquecedora. Vai pra Jerusalém, a terra Santa, conviver com padres operários. Exerce o ofício de pedreiro, garantindo seu sustento com o trabalho braçal nos kbutzim (fazenda coletiva em Israel) Degania Alef e Yotvata. De março a julho de 1965. Foi aí que ele conheceu a maior dimensão do ser humano, da solidariedade aos mais humildes. Viveu e aprendeu muitos ensinamentos no local onde viveu Jesus.
Assim como o Santo de quem tomou o nome emprestado, Batista foi nômade no aprendizado para o exercício de sua pastoral que viria a seguir, realizando sua vocação. Volta para a Itália onde se ordena sacerdote na Capela do Colégio Pio Brasileiro, em 26 de março de 1966.
Padre João se distingue com quem tem o dom de ultrapassar com naturalidade a distância entre as pessoas. Organizou a sociedade. O ideal é a comunidade solidária, na consciência de quem recebe uma cabra e tem o dever de devolvê-la em dobro. É a multiplicação dos benefícios que se desdobram em novos projetos, abrem horizontes promissores e atraem novos parceiros.
Criou políticas públicas. O exemplo do poder a serviço de quem necessita, atraiu os responsáveis pelo bem coletivo. As constituições de fomento apareceram e os financiamentos deixam de serem assistencialismo para se tornarem de responsabilidades sociais. O exemplo fez história e se consolidou como investimento importante para a vida de um povo necessitado.
A exemplo de João Batista, Frota vivenciou que “ é preciso que ele cresça e que eu diminua”. O projeto, a fama, as lições, os louros, as citações são do coletivo, de todos que se uniram para elevar a qualidade de vida de milhares de irmãos. Ao verdadeiro líder a alegria das crianças cheias de vida, o sorriso dos pais felizes, a vitória de quem combateu o bom combate, guardou a fé e se fez senhor da história."
do Blog Sobral de Prima 

Comentários

  1. Louvado seja Deus pela preciosa existência do nosso prezado Padre João Batista. O mundo será cada vez melhor à medida que houver mais pessoas empenhadas em "restabelecer pontes sobre todas as fronteiras artificialmente criadas e mantidas pelo espírito humano, pontes sobre tudo o que divida os homens, atomize o seu coração e a vida".R e S

    ResponderExcluir
  2. I abѕolutеlу love yοur blog and find the majorіtу of your post's to be just what I'm
    lοoking foг. Do you offer gueѕt writers tо write contеnt to suit
    your needs? I woulԁn't mind creating a post or elaborating on most of the subjects you write in relation to here. Again, awesome website!

    Also visit my blog: treating hemroids

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur