Pular para o conteúdo principal

REFLEXÃO JURÍDICA: DA ALTERAÇÃO DO CÓDIGO CIVIL DE 60 PARA 70 ANOS DO REGIME DE SEPARAÇÃO DE BENS A OUTRAS QUESTÕES DO DIREITO

Divido com os meus leitores do blog, uma reflexão sobre uma significativa alteração no Código Civil Brasileiro ocorrida no final do ano de 2010, relativamente ao regime de bens adotados entre cônjuges, com a vigência da Lei 12.344/2010*, de 09 de dezembro de 2010. Antes da chegada dessa nova lei, o art. 641 do rito civil, no seu inciso II, estabelecia que era obrigatório o regime de separação de bens no casamento contraído por pessoa maior de sessenta anos. A lei visava proteger dos (e das) oportunistas de plantão pessoas de idade que muitas vezes tinham seu patrimônio dilapidado, ou tinham que dividir aquilo que construíram ao longo de muitos anos de trabalho, em razão de relações amorosas, na maioria das vezes movidas por interesse escusos, com pessoas de idade bem inferior. Não que tal fato fosse uma regra geral. Claro que há relações com diferença de idade motivadas pelo sentimento sincero que une duas pessoas.
Com o passar dos anos, observou-se que a idade estabelecida de 60 anos não era mais compatível com a limitação imposta pela lei, a qual obstaculizava pessoas nessa faixa etária de contrair núpcias e escolher um regime de bens de forma espontânea, obrigando-a, portanto, a um regime de separação de bens. Afinal, com a modernidade e o crescimento da expectativa de vida do brasileiro, 60 anos de idade não implica mais o raciocínio vulgar de uma pessoa senil com pouca higidez mental.
Em boa hora o legislador entendeu a evolução dos tempos, coisa da qual o direito não pode se afastar, e estabeleceu, com a Lei 12.344/2010, que alterou o inciso II, do art. 641 do Código Civil, que essa vedação à escolha do regime de bens deve prevalecer para as pessoas com idade superior a 70 anos e não mais 60 anos, como tratava o antigo dispositivo.
Essa mudança legislativa é fruto da necessidade da adequação da norma à evolução do processo histórico, até como forma de evitar a caducidade da eficácia da lei. Sabemos que muitos dispositivos presentes nos diplomas normativos no ordenamento jurídico brasiliero necessitam de um revisão urgente. Não se admite mais imaginar que vadiagem (ociosidade voluntária) seja uma contravenção penal, muito menos se pode conceber, dentro de um raciocínio jurídico sistemático e tomando como baliza os princípios fundantes do Direito Penal, que alguns crimes de perigo abstrato, como por exemplo aqueles previstos no Código Brasiliero de Trânsito, sejam ensejadores de reprimenda penal, quando para eles seria cabível, e mais eficaz, uma repreensão administrativa ou de natureza pecuniária.
Esse quadro demonstra que o legislador brasileiro cria leis ao sabor das emoções ou movidos pela comoção pública, esquecendo-se, entretanto, dos princípios que devem nortear a atividade legiferante, todos eles emanados da Constituição Federal, com destaque ao princípio da ofensividade. Ora, se a ofensividade ao bem jurídico protegido é apenas presumida, há de se encontrar um mecanismo, alheio a coercibilidade penal, como forma de educar e evitar a prática daquela conduta, não necessariamente elevá-la a categoria de tema merecedor de reprimenda no âmbito do direto penal.
Essa tema é polêmico e merecedor de profundas reflexões, o que me faz concitar ao amigo leitor do blog para juntos debatermos essas e muitas outras questões que atravessam o mundo do direito.

*Fonte Legislativa: Lei 12.344/2010, de 09/12/2010, publicada no Diário Oficial da União , na data de 10.12.2010.

Comentários

  1. Paulo Gilson - Oficial de Justiça (Massapê)25 de janeiro de 2011 às 15:14

    Caro Professor.
    Como manter a ira numa fila do Banco do Brasil que deveria ser regida pela Lei vigente em que há um tempo limite de espera? Senti ontem que há Leis e leis em nosso país. Porque será?
    Professor conteste-me, por favor: Acredito ser um recurso bastante viável e eficaz contra o abuso de reincidências de crimes hediondos praticados sempre pelos mesmos indivíduos o seguinte:
    - Levando-se em consideração:
    1) Que cada preso custa aos estados mais de R$ 1.000,00 mensais;
    2) Que o salário mínimo sempre foi menor que o valor acima;
    3) Que o cidadão é quem vive preso por ter cerceado seu direito de viver com sua família em segurança;
    4) Que o poder do crime é manifestado através da força física entre os criminosos e entre o criminoso e a vítima;
    5) Que um cego vive normalmente em nossa sociedade. Com restrições físicas é claro, mas com toda a possibilidade de ser feliz;
    6) Que mesmo podendo o cego ser feliz, nenhuma pessoa em sã consciência optaria por ser cego;
    7) Que não se tira a vida nem a sua liberdade de ir e vir, pois só Deus deve ter esse direito. Apenas adéqua-se o indivíduo com a vida em sociedade, limitando seu potencial físico;
    - Então, Professor Carlos Albuquerque, quando eu for Deputado Federal de nosso país (rsrsrsrs) defenderei a seguinte Lei:
    - Todo aquele reincidente de crime hediondo deverá receber após julgamento em júri popular gotas de “veneno” (ou o que o valha) em seus dois olhos até que os mesmos não mais sejam funcionais. Ou seja, o indivíduo que se mostrar irreversível no crime será cego, livre e aposentado com um salário mínimo, após julgamento em Júri Popular.
    Por que não Professor Carlos Albuquerque?
    Abraço,
    Gilson.
    OBS.: Estou enviando esta mensagem para todos os deputados e senadores de nosso país.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur