Pular para o conteúdo principal

O AMOR E SEUS DILEMAS: A DIFÍCIL TAREFA DE UMA RELAÇÃO A DOIS PROSPERAR

Ontem fui a Universidade Estadual Vale do Acaraú, assistir à minha aula no Curso de Administração. Na oportunidade, encontrei um amigo de longas datas se queixando sobre os dissabores do amor, mormente no tocante as diferenças entre o homem e a mulher. Ouvi-o atentamente e ao final, como ele me permitiu, fiz algumas observações. A primeira delas foi alertá-lo de que uma relação só se constrói pelo diálogo (nada dessa onda de cara fechada, de orgulho). Duas pessoas que se propõem a viver um relacionamento saudável têm que necessariamente abdicar em favor do outro e permitir concessões recíprocas. Gaspareto já dizia que "Não possuímos as pessoas, temos apenas amor por elas". A idéia de posse, tão ocidental, tem levado muitos relacionamentos ao declínio. Não se pode querer tirar do outro a sua individualidade, a não ser que se queira relacionar-se com um autômato. O amor é fruto de um pacto de amadurecimento, onde cada um assume a tarefa de fazer o outro feliz, e naturalmente, será feliz, também, por extensão do próprio ato. Não se pode conceber o outro como continuidade de si mesmo, não se pode querer para o outro aquilo que para você parece ser o ideal. Deve-se aceitar o outro como ele é, com seus defeitos e virtudes, respeitando suas peculiaridades e a sua maneira de ser. Essa é a sua opção! É preciso, pois, não perder o encanto pelo outro;perceber que todos os dias são dias de celebração desse amor.
Não há ocasião especial para dizer que se ama, para perdoar. Muitos relacionamentos estão mornos pela falta do encantamento. Muitos casais se tornaram apenas amigos, esquecendo-se de renovar os carinhos, as aventuras do namoro e os gestos apaixonados. Residem sob o mesmo teto, assumem a condição de pais dedicados, mas ignoram a necessidade de se enxergarem como homem e mulher, como parceiros de uma história de amor que outrora trazia radiantes emoções. Por isso, renove sua promessa de amor. Comece dizendo que ama todos os dias; não perca a capacidade de enxergar as estrelas, de falar com as estrelas e de saber que bem perto de você está um precioso tesouro, que precisa, como uma planta, ser regado e cuidado todos os dias.

Comentários

  1. Grande Carlos,
    Apreciei sua reflexão e percebo também o crescimento constante de relacionamentos fundamentados em conceitos frágeis e superficiais. Há um tempo atrás, conversando com alguns casais, comentava que muitos relacionamentos são baseados em modelos pré-concebidos, ou seja, muitos matrimônios se sustentam sobre: compromissos sociais, onde se mantém as aparências evitando assim o julgamento social e familiar, vinculo religioso, onde o casal permanece junto por causa do impacto negativo que causaria na sua comunidade religiosa, há a questão dos filhos que são a maioria das causas de se evitar divórcios, e outras questões.
    Infelizmente há esposos com amigas e esposas viúvas com o marido vivo. Para essas questões realmente você colocou a saída – o diálogo. Essa é a chave para o sucesso matrimonial, não só no casamento, mas nas relações humanas dentro do trabalho, na família, na religião, na sociedade, etc. Quando isso não basta é importante reconhecer a necessidade de se procurar ajuda.
    Parabéns Carlos pela iniciativa e pela qualidade de reflexões e textos que você “bloga”, como comentava com você ontem tenho certeza que já é e sempre será um grande projeto.
    Abraços,
    Vitor dos Santos

    ResponderExcluir
  2. Estimado amigo Carlos Albuquerque,

    Parabenizo-lhe pelo maravilhoso blog, bem assim as excelentes reflexões.

    Com certeza o amor é como uma plantinha que precisa de cuidados. Superar as adversidades e dilemas da relação a dois consistem num verdadeiro desafio àqueles que se amam verdadeiramente.

    Sábias palavras meu estimado amigo.

    Continue perseverante em seu blog. Sucesso!!!

    Considero-me desde já um sócio de carteirinha!!!!

    Um grande abraço.

    Piragibe Neto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur