Pular para o conteúdo principal

como atingir a plenitude do ser?

Como atingir a plenitude do ser?

Muitas vezes percorremos muitos caminhos para atingir o sucesso profissional, todavia pouco esforço  fazemos para alcançar a plenitude espiritual.

Não tenho dúvida de que a vida plena e abundante só se conquista quando saímos do mundo exterior e mergulhamos na interioridade do Ser. Lá dentro é que nos abraçamos com o Divino, o Eterno. Lá dentro é que experienciamos  a comunhão com Deus.
                                                            
Sem esse vínculo com o Criador, não conseguimos exteriorizar as nossas potencialidades, não nos permitimos expandir nossos pensamentos e nossas ações para uma ideia evidente de que somos parte de algo maior, bem mais além do que os limites que nos são imposto pela matéria.

Há muitos anos os mestres espirituais nos ensinam que é real aquilo que é eterno. Tudo que o tempo destrói não é real. Isto nos faz mergulhar em um paradoxo significativo, uma vez que equivocadamente costumamos imaginar como real uma mesa, uma cadeira, uma casa, tudo aquilo que podemos tocar e sentir. Mas veja bem, todos esses objetos daqui a cem anos não mais existirão. Portanto, eles não são reais porque de fato não são eternos. Aos constatarmos isto, quebramos um paradigma que nos foi ensinado pelo conceito materialista.

Afinal, o que é real então? 

Aquilo que não se submete à limitação do tempo e do espaço. Daí podemos concluir que a somente alma(espírito/energia) nos leva a alcançar a plenitude do ser. Portanto, todos nós ao nascermos já somos pleno porque fomos criados à imagem e semelhança de Deus e viemos ao mundo impregnado da centelha divina. Nada mais nos precisa ser acrescentado. Isto por si só nos faz extraordinários. O que será somado a nós com os anos, neste plano terreno, são atributos naturais do processo evolutivo como a aprendizagem, a maturidade e o desenvolvimento pessoal. 

Se queremos atingir a vida em plenitude, o que devemos então fazer?

Sejamos mais espírito e menos matéria. Quanto mais nos aproximamos de Deus mais distante ficamos das coisas terrenas (soberba, egoísmo, ciúme, inveja, poder). Quanto mais nos desprendemos das necessidades materiais, mais nos libertamos do cárcere da aparência, da irrealização, da ansiedade, do medo do julgamento alheio.

A felicidade não é estática, é um ato dinâmico, é uma ação de valor. Ela precisa de movimento: Ir a encontro do outro, ser generoso, praticar a gentileza, aprender a viver o agora. Saber agradecer o que temos hoje, ao contrário de projetar expectativas futuro. 

E você, como está a sua jornada de evolução espiritual?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur