Pular para o conteúdo principal

Jesus nos ensinar a ser um líder!!

O MESTRE DOS MESTRES : No Lava-Pés uma lição de liderança

Uma das coisas que mais nos chama a atenção numa relação de trabalho é o exercício da liderança. Sempre disse que ninguém melhor do que Jesus Cristo soube nos ensinar a essência de ser líder.Uma das lições mais marcantes, os católicos rememorarão na Quinta-Feira Santa, ocasião em que ouviremos o Evangelho de São João que narra a cerimônia do Lava-Pés.Naquela época lavar os pés dos convidados era atribuição dos servos (escravos) das casas. Jesus de forma súbita resolveu lavar os pés dos seus discípulos. Naquele momento todos ficaram estupefatos.

Não entendiam como Aquele a quem eles chamavam de "Mestre" e "Senhor" fosse se rebaixar a tal ponto. Pedro, como sempre destemperado, recusou-se a permitir que o Senhor o lavasse os pés e somente mudou ideia quando Jesus disse-lhe que se não lhe lavasse os pés, Pedro não mais teria parte com Ele.

Após lavar os pés dos apóstolos, Jesus explicou aquele gesto: "Se vocês me chamam de Senhor e eu Sou e assim agi. Sigam este exemplo e lave os pés um dos outros". Na verdade Jesus demonstrou que a verdadeira liderança está na "humildade" e no "servir". O líder é aquele que abre as janelas da alma e contamina os demais pelo amor, pela compaixão e pelo respeito.

Essa provocação nos permite refletir sobre como nos comportamos como líderes. Muitas vezes nos deixamos levar pela arrogância, pela prepotência, quando desempenhamos uma função superior a outrem. Parece até que criamos uma clausura, uma proteção, uma armadura em torno do poder. Não sabemos, pobres mortais, o quanto o poder é passageiro.

Jesus, o filho do Deus Vivo, rompeu com todos os paradigmas sobre liderança. Mostrou-nos que nada supera a humildade, a empatia, bem como o respeito e a confiança em seus liderados. Tornou homens incautos - pescadores - verdadeiros vendedores de esperança e de sonhos.Eis por que sua mensagem arrebatadora transformou a história da humanidade.

É no Cristo que encontramos a fonte de onde bebericamos os mais profundos ensinamentos. Nada melhor, nesta Semana Santa, que aprofundarmos o nosso conhecimento em Cristo. Não se trata de um mero discurso religioso. Falo, na verdade, de uma teologia viva, operante, transformadora. Independente da crença que você tenha no filho de Deus, as palavras de Jesus, por si só, são lições que provocam em cada um de nós uma metamorfose na forma como concebemos as coisas.
Ao nos depararmos com seus ensinamentos, saímos da cegueira dos nossos interesses egoísticos e nos transformamos em homens e mulheres livres, abertos ao mundo e solidários ao próximo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur