Pular para o conteúdo principal

QUEM SABE FAZ A HORA: SAIA DA ZONA DE CONFORTO

Sempre digo aos  aos colegas de trabalho  do Colégio Luciano Feijão a frase: Se parar, a bicicleta cai. Vamos para cima! Parece uma assertiva jocosa, mas tem na sua essência um ensinamento muito profundo. Não sei quem é seu autor, todavia sua importância para o nosso debate é vital.

Muitas vezes não conseguimos sair da nossa zona de conforto. Fazemos as mesmas coisas sempre da mesma maneira e esperamos resultados diferentes (contraditório, não!). Repetimos nossas ações de forma conservadora e sucumbimos nas nossas inações. Deixamos de antever cenários, nos perdemos na miopia da falsa convicção.

Tudo isso ocorre porque muitas vezes não nos damos conta de que o mundo lá fora mudou e está mudando todos os dias. As pessoas mudaram. Os processos são outros. Cada dia são novos horizontes de oportunidades e linhas de pensamentos que se ampliam. Novos tratados morais são formulados, teorias tantas são propostas. Novas tecnologias são disponibilizadas. 

Nesse bombardeio de inovações, situam-se nossos patrões, clientes e parceiros. Se não soubermos evoluir junto com eles nos tornaremos obsoletos e perderemos o bonde da história( e claro o emprego!). Como nos preleciona Augusto Cury, é preciso que sejamos resilientes, isto é, capazes de nos adaptarmos ao "novo", ao "diferente", embora o novo muitas vezes pareça loucura. Eclesiastes já dizia que via na loucura  a sabedoria(no limite, é claro).

Outro grande mal que nos prejudica é o de resistir as mudanças. Aí vem mais uma vez a proteção a nossa zona de conforto. Colocamo-nos sempre na retaguarda, avistando como inimigo aquele que vem nos propor fazer diferente. Para nos defendermos, utilizamos o pífio argumento "de que aquilo não vai dar certo, da maneira como fazíamos é melhor". Não nos damos a oportunidade de vislumbrar a paisagem sob um novo olhar, com mais profundidade, com mais sensibilidade. É aquela velha "rede de dormir" que precisa ir para a lavanderia, mas costumamos adiar sua ida até o limite da suportabilidade. Afinal, a rede nova parece áspera.

É preciso, portanto, reinventar nosso acervo de paradigmas.Enxergar uma nova maneira de fazer e de criar. Traçar novos projetos e, claro, executá-los. Estudar bastante, compreendendo essa diretiva não somente como a assimilação dos assuntos que dizem respeito ao nosso trabalho nas suas especificidades, mas falo, na verdade, de uma cultura geral que perpassa pela literatura, arte,filosofia, sociologia e diversas outras áreas do conhecimento.

Ocorre que a realização plena dessa revolução interna dependerá da superação da zona de conforto. Afinal, é preciso trabalhar mais, ler mais, criar mais. Isso tem um preço: Levantar mais cedo da cama, organizar seu tempo; nos finais de semana e após o expediente diário, colocar suas leituras em dia, elaborar seu planejamento e seus projetos. Não negligenciar aquele curso que está fazendo. Epa! tem mais: Olha a caminhada diária que era para ter iniciado ontem no ano e até agora não se tornou uma rotina em sua vida, sob o pseudo argumento da falta de tempo. Já dizia Nuno Cobra que se você não encontrar tempo para melhorar a sua saúde, vai ter que encontrar muito tempo para cuidar de suas doenças.

Aqui não se trata de atribuições para um super-homem. Não! são tarefas plenamente realizáveis desde que tenhamos disciplina e determinação para tanto. Por isso, devemos traçar uma programação diária de nossas atividades, organizando as ações conforme a prioridade. Tudo isso nos fará melhores e nos proporcionará além da saúde intelectual, o bem-estar físico e emocional. Vamos começar hoje!!!  Lembremo-nos dos versos de Geraldo Vandré: VEM, VAMOS EMBORA, QUE ESPERAR NÃO É FAZER. QUEM SABE FAZ A HORA. NÃO ESPERA ACONTECER.

Comentários

  1. José Ronaldo Dias Carneiro21 de novembro de 2016 às 21:16

    Amigo-Irmão Carlinhos , " A vida é igual andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio é preciso se manter em movimento " ( Albert Einstein ). Proatividade é valoroso atributo ! Emblemática é a citação de Fernando Pessoa : " O êxito está em ter êxito e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga , mas onde estará o palácio se não o fizerem ali ? " Um proativo sabe que a adversidade é o melhor dos mestres. Um reativo sente-se vítima perante uma adversidade. Para citar Mahatma Gandhi : " Você nunca sabe que resultados virão de sua ação. Mas se você não fizer nada , não existirão resultados." " Somos a transformação que queremos no mundo " . Charles Chaplin salienta a imperiosa necessidade de atitude e mudança : " Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre ".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur