Pular para o conteúdo principal

Sobre a crise: Sou a favor do Brasil!!!

Resolvi hibernar por um tempo. Acompanhei de perto, embora calado, todo o imbróglio que se formou na política brasileira com a operação lava-jato e etc. Não há como não se indignar com a ladroagem que tomou conta da Petrobras (por enquanto) e outros segmentos do serviço público. Ficou patente o quão são promíscuas as relações plantadas no financiamento das campanhas eleitorais e o quanto os nossos políticos são capazes de fazer para chegarem ou se manterem no poder.

Está tudo errado!!!! Triste exemplo para as gerações futuras!!!

É preciso um novo pacto social com menos partidos e mais pontes que agregam, proponham e reflitam o Brasil.

Sabemos que o PT fez uma escolha errada e vai pagar por isso: abandonou suas raízes (movimentos sociais) e passou a construir sua sobrevivência política nos gabinetes e nos balcões de negócios com banqueiros e empreiteiros.

Tudo o que aconteceu e vem sendo divulgado é lamentável e funesto!!!!

Até aí tudo bem....concordo com aqueles que não perderam a capacidade da indignação.

Todavia, não poderia me calar, e aqui não vai nenhum gesto de defesa senão a salvaguarda dos princípios que defendo como alguém que acredita na democracia e no Estado do Direito. O que estamos assistindo em relação ao Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma execração pública promovida pelos setores de imprensa patrocinados pelos filhos da "Casa Grande" que tentam a todo custo fazê-lo pior que o mais cruel dos marginais. Ainda mais lamentável: respaldado por uma justiça com um olhar enviesado que caminha a passos largos para a negação dos direitos fundamentais, estes que custaram, para sua consolidação, a vida de muitos ao longo da nossa história.

Aqui não me cabe entrar no mérito se Lula é culpado ou inocente? Probo ou improbo? Isto quem vai nos dizer é o devido processo legal. Qualquer juízo de valor apressado se constitui em juízo temerário e despiciendo. Se Lula cometeu crime deverá ser punido. É claro!!!

O que me preocupa é que a presunção de inocência se tornou valor semântico!

O que me preocupa é o que tem por trás desta execração pública. A quem interessa?

Não se pode negar o quanto o governo popular diminuiu o enorme fosso entre ricos e pobres. Oportunizou que milhões de brasileiros saíssem da zona de pobreza absoluta. Permitiu que muitos filhos da “senzala” se tornassem médicos, engenheiros, professores e advogados. Fez o brasileiro recobrar a autoestima e acreditar no Brasil.

Isso não se pode negar, embora saibamos que as práticas “pouco republicanas” terminaram por contaminar este virtuoso caminho: E aí geraram a incerteza e abalaram a moral!

Precisamos repensar o nosso modelo de presidencialismo e a modelagem partidária representativa!!!

Mas de fato a quem interessa derrubar o Governo Dilma e a que preço?

Sabemos que milhões de brasileiros constroem suas convicções assistindo aos jornais da Globo, lendo a Folha e a Revista Veja (e congêneres). Uma massa disforme adota um único discurso que se dogmatiza e petrifica. Quem é (ou são) os autores desse discurso???

De fato são aqueles que defendem os grandes capitais, o livre mercado, as oligarquias, os banqueiros e os grandes interesses patrimonialistas.

Para isto basta lermos "Casa Grande & Senzala", "Raízes", "O Povo Brasileiro" e "Os Donos do Poder" que fatalmente chegaremos a essa conclusão.

Sei que muitos não concordarão com o meu ponto de vista (direito seu de discordar). Tenho dedicado minha vida estudando e refletindo. Tudo isso para não me tornar mais uma vítima do discurso falacioso e mais uma marionete nas mãos de um sistema que sabe como ninguém defender seus interesses, implantar aquilo que preciso ser implantado (não importando o custo)...custe o que custar.

Sou mais Brasil quando me permito acreditar que estou do lado contrário da parte podre deste país que soube ao longo da história negar aos seus cidadãos o direito ao sonho e à dignidade. Não acredito neles!!!! O tempo da Casa Grande acabou!




Comentários

  1. Professor, também pode-se citar como fonte de leitura Os Bruzundangas de Lima Barreto como reflexão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur