Pular para o conteúdo principal

Como um país vai de queridinho do planeta a uma estrutura podre? POR RUI DAHER

Mesmo depois de um ano de pesada argumentação jornalística, acadêmica, política, jurídica, econômica, empresarial e, também, – louvado seja o Senhor - dos inadmissíveis narradores televisivos criminais, os leitores terão conseguido entender, com clareza, como um determinado país pode ser, durante quase 10 anos, o queridinho do planeta e, imediatamente, virar o ânus do mundo, inserido numa estrutura podre, decadente e sem futuro?
Não, não, se for para me acossarem com o tal Fla-Flu, caio fora. Isso vivemos desde 2003, num processo cansativo e inconcluso de culpabilidade e fulanização.
Apenas faço a pergunta. A quem entendeu, parabenizo. Como aqui os comentários estão racionados, deixo meu endereço de e-mail no box ao lado para continuarmos com o extinto “Facebook Caboclo”.
Dois artigos memoráveis do professor Delfim Netto, publicados nesta CartaCapital, “O capitalismo não é uma coisa” e “O erro essencial”, poderão ajudar na reflexão.
Aos desavisados pode parecer mais do mesmo. Não é. O professor não procura verdades apenas em planilhas econométricas. Usa a história e a dialética:
“O homem é um animal terrivelmente complicado. Enquanto ele priorizar a sua liberdade de escolha; enquanto for, souber e sentir que é diferente do ‘outro’; enquanto nem mesmo a mais longa privação da sua liberdade for capaz de incorporar no seu DNA um comportamento comunitário instintivo (...), continuará a sê-lo”. E reconhece: “A história mostra que a tendência ao abuso e, com o tempo, ao abuso absoluto parece tão inevitável quanto o aumento da entropia no mundo físico”.
Alguém não concorda? E continua. Afirma que o tempo trouxe soluções que amenizaram os abusos:
“A ampliação da democracia que empodera crescentemente os cidadãos pelo sufrágio universal foi a forma ‘civilizada’ que os homens inventaram para substituir (...) a minoria bem organizada em períodos bem definidos com eleições secretas, livres e abertas”.
Vai mais longe e coopta Karl Marx. Crê que se hoje o filósofo alemão ressuscitasse, “se entusiasmaria com a fantástica metamorfose do seu capitalismo ‘inovador e revolucionário’ sob a pressão organizada do cidadão-trabalhador empoderado pelo sufrágio cada vez mais universal”, embora o alemão continuasse a achar o capitalismo do século 21 “injusto e profundamente imoral”.
Alguém não concorda? Em 18/09/2015, aqui publiquei, “Como a agropecuária vai lidar com as transformações do capitalismo”?
Usando da dialética do professor Delfim Netto, não acredito que esse seja um caso específico da agropecuária, até porque ela está inserida num contexto econômico favorecido pela sua essencialidade na manutenção da vida.
Os estragos feitos, estão feitos. Permanecerão. Com menor intensidade. Não pelos efeitos da generalização do sufrágio universal, que isso, a exemplo do que se vive hoje no Brasil, golpes de Estado são ágeis em negar a vontade popular de forma fácil e coonestada pelo acordo secular de elites.
O professor está correto quando pensa assim até quando considera o ciclo capitalista ainda não reificado pelo desregulado sistema financeiro internacional. Até o momento em que os Estados não estavam subordinados à acumulação de capital rentista.
Aí sim, indústria, comércio e serviços permitiam aparelhos de distribuição mais igualitários. Sindicatos, ONGs, movimentos sociais, formas assistencialistas de apoio àqueles na base da pirâmide, tinham algum valor.
Não têm mais. Acabou. Finito. Quem fez, como por exemplo alguns países europeus fizeram, enquanto o capitalismo foi o que Delfim Netto ainda o supõe ser, se deram bem. Hoje em dia, não mais. China, Índia e outros emergentes, de uma forma ou outra, estão e estarão todos dominados se não houver uma mudança radical no sistema, hoje disforme e concentrador.
Podemos desconsiderar a concentração de renda e riqueza patrimonial nos EUA e demais países hegemônicos? Doravante, o poder terá, fatalmente, que entrar no jogo desse novo ciclo, talvez o mais cruel desde o feudalismo. Ou acionar seus arsenais.
A desigualdade só tem feito crescer. Quando o 1% da população do planeta deteve 50% da riqueza mundial? Os pobres se endividam para consumir produtos de maior valor agregado e ter acesso às inovações tecnológicas do novo milênio. O que é renda e o que é patrimônio?
Outro professor, Belluzzo, nesta mesma CartaCapital, vai às estatísticas e informa: “as últimas quatro décadas foram tempos de vacas magras para o emprego e vacas gordas para os lucros”.
De que valeu, então, o sufrágio universal que faria Karl Marx, ressuscitado, sambar sobre o Manifesto Comunista?
A reversão disso não se fará pelos Estados, já quebrados e subalternos aos conglomerados industriais, aos banqueiros e seus acólitos do mercado financeiro. Nem pelo distorcido comércio internacional.
Qualquer transformação no ciclo atual do capitalismo virá de movimentos autônomos originados no seio da sociedade inovadora.
Fonte: Carta Capital 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur