Pular para o conteúdo principal

Governo saiu do sufoco imediato, mas futuro é imprevisível, POR GERSON CAMAROTTI


Pouco antes de entrar para a reunião com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio da Alvora, um ministro estava cauteloso com o resultado das manifestações desse domingo. As estimativas já indicavam uma mobilização menor do que a onda de protesto que tomou conta do país em 15 de março.

Para o governo, isso permite sair da pressão política por um tempo. “Se o movimento de hoje tivesse sido igual ou maior ao de março, certamente haveria um reflexo direto no Congresso Nacional. O Congresso não faz a cabeça da rua. Mas a rua faz a cabeça dos parlamentares”, disse esse ministro ao Blog.

Apesar do alívio pontual, o governo Dilma sabe que a crise política está longe de terminar. Os últimos dias foram mais favoráveis. A reaproximação com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), garantiu a retomada de uma frágil governabilidade no Congresso. Ao mesmo tempo, o governo ganhou um pouco mais de tempo no Tribunal de Contas da União para se defender das pedaladas fiscais.

Mas se o governo saiu temporariamente do sufoco, o núcleo mais próximo da presidente Dilma sabe que o futuro está fora do controle. Ou seja, o desfecho da crise é imprevisível. Principalmente por causa dos desdobramentos da Operação Lava Jato.

O consenso entre políticos de Brasília é que o ambiente das ruas desse domingo – mais próximo das manifestações de abril – abre espaço para fortalecer um acordão momentâneo com o PMDB e aliados no Congresso.

Porém, o governo sabe que tem uma ponta solta – e incontrolável – dessa crise política. Com frequência cada vez maior, fatos novos aparecem na Lava Jato. Novas delações premiadas estão em processo de negociação, deixando caciques do PT e do PMDB apreensivos com os rumos do escândalo de corrupção que tomou conta da Petrobras.

Por isso, observa um ministro, não dá para ignorar essa insatisfação generalizada pelo país. “Independentemente do número de pessoas nas ruas, é preciso reconhecer que Dilma bateu recorde de desaprovação. A insatisfação é real”, observou.

E o governo ainda não sabe como fazer para recuperar parte da popularidade perdida. “O quadro político não vai mudar nos próximos meses. E Dilma vai continuar pressionada. A única coisa que pode melhorar a popularidade é a recuperação da economia. Mas isso não está no horizonte imediato”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

Felicidade é sentir-se pleno

Não permita que a irritação e o mau humor do outro contaminem sua vida. Não permita que a mágoa alimentada e as reações de orgulho do outro definam a sua forma de reação.  Se alimente de um amor pleno a tal ponto que não seja contaminado por aquilo que lhe é externo. Não gere expectativas que a sua felicidade dependerá de alguém ou de alguma coisa, ou de alguma conquista. Não  transfira ao outro ou a uma circunstância aquilo que é sua tarefa. A felicidade é  um estado interior que se alcança quando se descobre a plenitude com aquilo que nos relaciona com o "todo", com o universo, com Deus. A felicidade está na descoberta da sua missão, do fazer humano em benefício do próximo, da tarefa inarredável de tornarmos este mundo melhor com a nossa presença. Ser feliz é uma atitude, uma ação, um movimento para o bem. É encher-se de  amor pela aventura da vida, é construir esperança no meio do caos, é sempre ter um sorriso aberto para o que destino nos apresenta. Felicidade é ...

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econô...