Pular para o conteúdo principal

E A CRISE.... COMO SÃO INCOMPETENTES NOSSOS ADMINISTRADORES

E a crise no Brasil está galopante. Vê-se um cenário aterrorizador com milhares de empregos desparecendo da noite para o dia. Além, claro, da gravidade da corrupção que grassa incólume neste país, um fato é preponderante para justificar o caos a que estamos submetidos. Trata-se da incompetência e da inapetência de nossos administradores.

Não precisa esforço intelectual para mensurar o absoluto despreparo dos nossos governantes, a saber nos mais diferentes níveis de poder. As ausências de planejamento estratégico, de formulação de políticas públicas e projetos administrativos são resultantes do despreparo da grande maioria dos administradores. Como agentes políticos eleitos pelo voto popular, administram ao sabor das ocasiões e dos interesses partidários, esquecendo-se do compromisso maior de dirigir suas ações tendo como bússola os legítimos interesses da comunidade. 

Carentes de um projeto autêntico e de uma diretriz administrativa que contemple o que é necessário e prioritário, arredam para ações desarrazoadas e pouco planejadas, as quais trazem consigo resultados inúteis e contraproducentes, redundado em enorme prejuízo para a população que mais precisa. Na verdade, administram sem promover o debate, sem alicerçar os rumos e muitas vezes pensando em proteger apenas interesses menos republicanos de perpetuar-se no poder.

Muito pode ser feito quando se une o desejo de trabalhar com uma estratégia administrativa saudável, tendo por propósito ouvir a população, discutir temas importantes e eficazmente executar ações que vão impactar a vida das pessoas. Para isto, é preciso construir uma plataforma administrativa e dispor de  um quadro de colaboradores tecnicamente preparados, dotado de  uma conduta proba e aberto para a escuta. Sem isso, somente um " manda e desmanda" e,  ao reboque da soberba e da incompetência, vai deixando para trás um rastro de miséria, de descaso e de desrespeito. Precisamos de fato de menos políticos e mais administradores, com sensibilidade social e sabedores da enorme responsabilidade que é gerir a coisa pública.

Infelizmente neste país um bom administrador é uma raridade, até porque o processo político de escolha é profundamente paradoxal e desproporcional, fazendo com que muitos homens de bem fiquem alijados da disputa, deixando, por outro lado, o vácuo para os oportunistas e para os incompetentes, muitos deles detentores do poder político, partidário ou econômico, que se arvoram dessas benesses para atenderem ao seu projeto pessoal, esquecendo-se de que a política é arte de servir.

Ai!! que pena tenho do meu país!!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

Felicidade é sentir-se pleno

Não permita que a irritação e o mau humor do outro contaminem sua vida. Não permita que a mágoa alimentada e as reações de orgulho do outro definam a sua forma de reação.  Se alimente de um amor pleno a tal ponto que não seja contaminado por aquilo que lhe é externo. Não gere expectativas que a sua felicidade dependerá de alguém ou de alguma coisa, ou de alguma conquista. Não  transfira ao outro ou a uma circunstância aquilo que é sua tarefa. A felicidade é  um estado interior que se alcança quando se descobre a plenitude com aquilo que nos relaciona com o "todo", com o universo, com Deus. A felicidade está na descoberta da sua missão, do fazer humano em benefício do próximo, da tarefa inarredável de tornarmos este mundo melhor com a nossa presença. Ser feliz é uma atitude, uma ação, um movimento para o bem. É encher-se de  amor pela aventura da vida, é construir esperança no meio do caos, é sempre ter um sorriso aberto para o que destino nos apresenta. Felicidade é ...

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econô...