Pular para o conteúdo principal

Em reunião no Alvorada, Dilma tenta implementar conselhos de Lula, POR GERSON CAMAROTTI

A reunião no Palácio da Alvorada entre a presidente Dilma Rousseff com os ministros que integram o núcleo de coordenação política do governo na última quarta (18) teve como objetivo tentar implementar os conselhos dados pelo ex-presidente Lula na semana passada. Há uma preocupação especial com a Câmara dos Deputados.

O governo tentará duas ações: blindar a CPI da Petrobras e tentar salvar o pacote de ajuste fiscal do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. São duas missões com elevado grau de dificuldade. Integrantes da articulação política foram informados que o PMDB deve escalar ninguém menos que o deputado Osmar Serráglio (PMDB-PR) para integrar a CPI.

Em 2005, Serráglio foi o relator da CPI dos Correios, que investigou o escândalo do mensalão. E fez um duro relatório sobre o esquema de corrupção. Agora, o nome dele passou a ser defendido por integrantes do PMDB para ocupar um cargo de destaque. “Serráglio poderia ser novamente relator”, defende o deputado Danilo Forte (PMDB-CE).

Sobre o pacote de ajuste fiscal,  o governo admite negociar algumas mudanças, mas sem descaracterizar o esforço proposto por Levy. Outra preocupação é com a possibilidade de derrubada do veto presidencial ao reajuste do Importo de Renda. O governo quer manter o índice de 4,5% na tabela do IR.

Segundo relatos de dirigentes petistas, o ex-presidente Lula já manifestou sua preocupação com o envelhecimento precoce do ministério de Dilma Rousseff por causa da eleição de Eduardo Cunha para o comando da Câmara.

“O primeiro escalão de Dilma já não consegue agir para influir no Congresso”, observou um integrante da Executiva Nacional do PT.

Mas há um reconhecimento que, neste momento, não seria possível fazer uma mudança na equipe. Por isso, o governo trabalha agora com os cargos de segundo escalão para tentar diminuir as resistências dentro da base aliada.

Para o público externo, a ordem é que Dilma faça uma agenda intensa pelo Brasil. Um dos conselhos de Lula foi que a presidente ficasse menos em Brasília. Diante disso, o gabinete da presidente já começou a telefonar para aliados para programar visitas nos estados com o objetivo de inaugurar obras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESEMBARGADOR PAULO ALBUQUERQUE É DESTAQUE NO JUDICIÁRIO CEARENSE

O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Des. Francisco Glaydson Pontes, nomeou o massapeense, Desembargador Paulo Albuquerque, como membro efetivo da Comissão de Regimento, Legislação e Jurisprudência da Egrégia Corte de Justiça do nosso Estado. Apesar do pouco tempo no exercício da magistratura do 2º Grau, o massapeense Paulo Albuquerque vem sendo reconhecido pelos seus pares como um magistrado dotado de probidade, talento e capacidade de gestão. A produtividade de seu gabinete é destaque na justiça cearense. PARABÉNS !!!

HOMENAGEM ÀS MÃES: UM DOS MAIS BELOS TEXTOS QUE JÁ LI

Resolvi homenagear às mães com esse texto que considero uma das mais belas páginas já escritas pela inteligência humana. Neste azo, quero cumprimentar a minha adorável mãe Terezinha Albuquerque e à minha esposa e companheira de todas as horas Marlúcia, mãe do meu bem mais precioso.
Retrato de Mãe
Uma simples mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus; e pela constância de sua dedicação, tem muito de anjo; que, sendo moça, pensa como uma anciã e, sendo velha, age com as forças todas da juventude; quando ignorante, melhor que qualquer sábio desvenda os segredos da vida, e, quando sábia, assume a simplicidade das crianças; pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama, e, rica, empobrecer-se para que seu coração não sangre ferido pelos ingratos; forte, entretanto estremece ao choro de uma criancinha, e, fraca, entretanto se alteia com a bravura dos leões; viva, não lhe sabemos dar valor porque à sua sombra todas as dores se apagam, e, morta, tudo o que so…

CANALHICE DO SISTEMA POLÍTICO: OTÁRIO É O POVO BRASILEIRO!