Pular para o conteúdo principal

Oposição organizada e sistemática, POR CRISTIANA LÔBO

Primeiro, num almoço de parlamentares, o PSDB decidiu lançar candidato próprio à presidência da Câmara (ainda que o governo tenha maioria para eleger um dos seus) e, ao mesmo tempo, fazer obstrução até que fosse votado decreto sobre conselhos populares. No meio da tarde, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que foi vice na chapa presidencial tucana, foi à tribuna do Senado dizer que não aceita a proposta de diálogo na forma feita pela presidente reeleita Dilma Rousseff, aproveitando para fazer duras críticas a ela e ao PT pelo tom da campanha.
À noite, Aécio Neves divulgou um vídeo no qual agradece os votos recebidos e cita duas frases: a primeira, de Eduardo Campos, "não vamos desistir do Brasil", e a segunda, de seu avô Tancredo, "não vamos nos dispersar".

Essas ações encadeadas demonstram que o PSDB pretende fazer oposição organizada e sistemática ao governo Dilma  o que já começou. "Fechamos o dia com chave de ouro, que foi a derrota do decreto presidencial sobre os conselhos populares", disse o tucano Bruno Araújo (PE).

Ainda que o resultado da eleição presidencial tenha sido o mesmo, a derrota, desta vez os tucanos avaliam que há algo diferente no ar. Para eles, há o desejo do eleitor de Aécio Neves de manter a vigília sobre o governo de Dilma Rousseff; o eleitor quer que as ações do governo sejam contestadas pela oposição, explica Bruno Araújo. "Agora há ressonância de nossa ação aqui", disse o tucano. 

O líder da bancada do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), postou em seu perfil nas redes sociais a foto em que eles comemoravam em plenário a primeira derrota imposta ao governo Dilma após a vitória da petista sobre Aécio. Segundo o oposicionista, a foto foi "curtida" por 2 milhões de usuários. A mesma coisa, segundo os tucanos, foi a receptividade ao vídeo de Aécio, no qual ele fala das diferentes condições da disputa.

"É evidente que, a esta altura, nós gostaríamos de estar comemorando outro resultado, mas, pela primeira vez desde 2002, há receptividade para a tarefa de acompanhar o governo", observou Imbassahy.

A pequena diferença de votos de Dilma sobre Aécio, cerca de 3,4 milhões de votos, também dá aos tucanos novo ânimo para fazer oposição sistemática. Eles pretendem que essa oposição seja feita a partir do Congresso, por meio da bancada, buscando incorporar o eleitor que ficou descontente com o resultado. Sem perder de vista os preceitos da constituição e as bases da democracia.

Pelo que indicam esses primeiros passos, depois de três derrotas consecutivas na corrida presidencial, parece que o PSDB aprendeu a fazer oposição. Ele está sendo ajudado inclusive por fatias de descontentes cujos partidos estão na base governista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur