Pular para o conteúdo principal

Oposição organizada e sistemática, POR CRISTIANA LÔBO

Primeiro, num almoço de parlamentares, o PSDB decidiu lançar candidato próprio à presidência da Câmara (ainda que o governo tenha maioria para eleger um dos seus) e, ao mesmo tempo, fazer obstrução até que fosse votado decreto sobre conselhos populares. No meio da tarde, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que foi vice na chapa presidencial tucana, foi à tribuna do Senado dizer que não aceita a proposta de diálogo na forma feita pela presidente reeleita Dilma Rousseff, aproveitando para fazer duras críticas a ela e ao PT pelo tom da campanha.
À noite, Aécio Neves divulgou um vídeo no qual agradece os votos recebidos e cita duas frases: a primeira, de Eduardo Campos, "não vamos desistir do Brasil", e a segunda, de seu avô Tancredo, "não vamos nos dispersar".

Essas ações encadeadas demonstram que o PSDB pretende fazer oposição organizada e sistemática ao governo Dilma  o que já começou. "Fechamos o dia com chave de ouro, que foi a derrota do decreto presidencial sobre os conselhos populares", disse o tucano Bruno Araújo (PE).

Ainda que o resultado da eleição presidencial tenha sido o mesmo, a derrota, desta vez os tucanos avaliam que há algo diferente no ar. Para eles, há o desejo do eleitor de Aécio Neves de manter a vigília sobre o governo de Dilma Rousseff; o eleitor quer que as ações do governo sejam contestadas pela oposição, explica Bruno Araújo. "Agora há ressonância de nossa ação aqui", disse o tucano. 

O líder da bancada do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), postou em seu perfil nas redes sociais a foto em que eles comemoravam em plenário a primeira derrota imposta ao governo Dilma após a vitória da petista sobre Aécio. Segundo o oposicionista, a foto foi "curtida" por 2 milhões de usuários. A mesma coisa, segundo os tucanos, foi a receptividade ao vídeo de Aécio, no qual ele fala das diferentes condições da disputa.

"É evidente que, a esta altura, nós gostaríamos de estar comemorando outro resultado, mas, pela primeira vez desde 2002, há receptividade para a tarefa de acompanhar o governo", observou Imbassahy.

A pequena diferença de votos de Dilma sobre Aécio, cerca de 3,4 milhões de votos, também dá aos tucanos novo ânimo para fazer oposição sistemática. Eles pretendem que essa oposição seja feita a partir do Congresso, por meio da bancada, buscando incorporar o eleitor que ficou descontente com o resultado. Sem perder de vista os preceitos da constituição e as bases da democracia.

Pelo que indicam esses primeiros passos, depois de três derrotas consecutivas na corrida presidencial, parece que o PSDB aprendeu a fazer oposição. Ele está sendo ajudado inclusive por fatias de descontentes cujos partidos estão na base governista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

Felicidade é sentir-se pleno

Não permita que a irritação e o mau humor do outro contaminem sua vida. Não permita que a mágoa alimentada e as reações de orgulho do outro definam a sua forma de reação.  Se alimente de um amor pleno a tal ponto que não seja contaminado por aquilo que lhe é externo. Não gere expectativas que a sua felicidade dependerá de alguém ou de alguma coisa, ou de alguma conquista. Não  transfira ao outro ou a uma circunstância aquilo que é sua tarefa. A felicidade é  um estado interior que se alcança quando se descobre a plenitude com aquilo que nos relaciona com o "todo", com o universo, com Deus. A felicidade está na descoberta da sua missão, do fazer humano em benefício do próximo, da tarefa inarredável de tornarmos este mundo melhor com a nossa presença. Ser feliz é uma atitude, uma ação, um movimento para o bem. É encher-se de  amor pela aventura da vida, é construir esperança no meio do caos, é sempre ter um sorriso aberto para o que destino nos apresenta. Felicidade é ...

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econô...