Pular para o conteúdo principal

MARINA E A SÍNDROME DE ESTOCOLMO, Por Marcos Coimbra

“Agredida sem perdão pelo PT, Marina não consegue atacar os antigos companheiros”
Marina sofre a maior ofensiva de desconstrução de imagem de que se tem notícia na história recente da política do Brasil. A pancadaria é incessante. Se o leitor acha que ela já apanhou o suficiente, não viu nada. Esta semana ela vai sofrer os ataques mais contundentes e pesados. João Santana entendeu como e onde bater e fará de tudo para Dilma levar esta eleição no primeiro turno.
Do outro lado, Marina ainda não soube reagir. Diante dos primeiros ataques, ofereceu a outra face. Chorou diante de uma repórter da Folha. Depois, como vítima, talvez de uma espécie de síndrome de Estocolmo, ou algo equivalente, isentou Lula e culpou o PT pelos ataques que vem recebendo. O fato é que Marina, até este momento, colhe os votos da oposição, mas não consegue bater nos velhos companheiros. A ausência de capacidade de reação diante de seus antigos pares, hoje adversários hostis, pode levar a candidata do PSB a perder uma eleição que estava em suas mãos.
A campanha contra Marina não é somente negativa. É mentirosa e deturpa a realidade. Entretanto, apesar de não faltar munição real para reação, até o momento nada foi usado. Aécio abriu a caixa de ferramentas, em um primeiro momento contra Marina, até perceber que estava ajudando Dilma a vencer no primeiro turno. A partir daí passou a desferir alguns golpes leves na candidata do PT. O PSB permanece em silêncio e de acordo com sua candidata adotou a tática da não-agressão. Um erro, na minha avaliação. O fato é que ninguém se dispôs a fazer com Dilma o que ela vem fazendo com Marina. Logo, a Presidente lidera sozinha e com folga.
"Escrevi aqui que Marina Silva seria eleita se não cometesse erros. Entretanto, vem cometendo impiedosamente, quando não se defende, tampouco reage. Tudo indica que os ataques que vem sofrendo abalaram muito a candidata. Seu desempenho nos debates tem sido fracos, sua voz vem falhando e vemos um ar de abatimento diante da pancadaria incessante. João Santana explora qualquer deslize mínimo, enquanto ela silencia sobre tudo que poderia explorar contra Dilma. Resultado: suas intenção de voto vem minguando e chegaram em seu piso. Passando disso é desidratação séria (já apontada, neste momento, pelos trackings).
O PT aposta em vitória no primeiro turno, por isso baterá muito em Marina ainda. Mas todo cuidado é pouco. Os petistas preferem enfrentar Marina do que Aécio em um eventual segundo turno, portanto, seria preciso encontrar a dosagem certa para que ela desidrate na medida para chegar fraca e deixar o tucano de fora da disputa.
A estratégia faz sentido. Para Marina vencer o segundo turno, é preciso de uma onda, que vem perdendo força. Do lado dos tucanos, há estrutura partidária, prefeitos, governadores eleitos, disputas de segundo turno, tudo que pode fazer Aécio ganhar fôlego, além, é claro, do fato de ter desbancado Marina, o que já será considerado uma vitória para mobilizar a militância. Mas também é bom lembrar: os votos de Marina se dividem entre Aécio e Dilma. Os de Aécio desaguam quase que integralmente em Marina.
O fato é que as pesquisas, apesar de não colidirem nos números, mostram o mesmo movimento: subida de Dilma, desidratação de Marina e leve subida de Aécio. Tudo será decidido no Sudeste. Tudo será decidido esta semana. Minha aposta é que haverá segundo turno. A tendência ainda é ser com Marina, mas se as pesquisas desta semana mostrarem alguma reação de Aécio e ambos entrarem na margem de erro (como mostram os trackings), viveremos dias de muita especulação. Tudo isso porque Marina decidiu errar. Marina decidiu dar a outra face, que João Santana aceitou acertar com prazer."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur