Pular para o conteúdo principal

Basílica Menor e Convento de São Francisco o Grande, em Lima, Peru

Província Franciscana dos 12 Apóstolos do Peru é uma instituição franciscana que faz parte da Ordem dos Irmãos Mínimos, fundada por São Francisco de Assis no século XIII e que chegou na América no século XV. Sua primeira sede em nosso continente foi em Quito, depois foram para Lima. A partir dessas duas sedes organizaram o trabalho pastoral que caracteriza a Ordem. O Peru deve também aos franciscanos estudos sobre geografia, hidrografia e pesquisas sobre a história do país.


A Basílica Menor e o Convento de São Francisco o Grande (acima), herança franciscana até hoje gerida pela Ordem, é o monumento religioso mais visitado em Lima. Construído em 1674, a igreja é considerada o melhor exemplo do estilo arquitetônico ‘Lima Barroco’. O belo portal esculpido por artesãos nativos, alunos dos frades, influenciou outras igrejas da América Colonial.


A nave central (acima) é célebre pelos tetos trabalhados no estilo conhecido como mudejar, originário da Espanha, mais precisamente das províncias de Andaluzia e Castela, que nos séculos 12 a 16 foram muito influenciadas pela sensibilidade artística e artesanal dos mouros.
Fazem parte do conjunto o Convento, as Catacumbas e a Biblioteca.


As catacumbas, imensos túneis subterrâneos, contêm os ossos de 750 mil pessoas. Em alguns dos túneis, em determinados espaços, os ossos foram empilhados em desenhos geométricos estranhos e até aflitivos.



A biblioteca conventual abriga cerca de 25 mil volumes incluindo muitas obras raras, como manuscritos, incunábulos, crônicas franciscanas, pergaminhos e algumas das primeiras publicações impressas do Peru. O Arquivo igualmente possui um riquíssimo acervo de documentos relativos à Ordem Franciscana desde sua chegada ao Peru, além de mapas, partituras, fotografias e uma pequena biblioteca auxiliar. É um tesouro para qualquer historiador.



Já o convento, é um museu de ricas obras de arte. O coro do convento tem um cadeiral todo entalhado, simplemente deslumbrante, com 130 assentos (acima) e 70 imagens de santos.

Lá podemos ver também azulejos sevilhanos que em suas pinturas contam fatos históricos, pinturas cuzquenhas de grande valor, móveis entalhados, retábulos de beleza impressionante, a estatuária barroca usada nas procissões e a prataria para o culto e também para as procissões. São várias salas, cada uma mais rica e bela do que a outra. Há quadros da escola de Rubens, outros pintados por Francisco de Zurbarán.
Abaixo vista do claustro do convento:

 


do Blog do Noblat

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur