Pular para o conteúdo principal

Os bastidores do Encontro em Tauá sob a ótica do blogueiro Roberto Moreira

"Recebi muitos e-mails, comentários e telefonemas de leitores pedindo para que escrevesse minha versão sobre o que vi em Tauá. Decidi responder aos apelos dos leitores do blog. Espero corresponder as expectativas.
Fui convidado pelo vice-governador Domingos Filho para ir a Tauá. Falei durante o XIII Encontro de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Ceará, uma promoção da Associação dos Jornalista e Radialistas do Interior (ACEJI), onde também fui convidado. Meu segundo compromisso foi ir até o sítio de Domingos Filho, era uma festa para comemorar o aniversário do Deputado Domingos Neto e uma espécie de “esquenta” no caminho ao distrito de Marrecas onde aconteciam os shows da Festa de Jesus, Maria e José.
A festa de porteira aberta, regada a whisky 12 anos e delicioso carneiro assado, ganhou apelo político. Domingos Filho convidou Cid Gomes e pela primeria vez o governador foi aos festejos, mas só ficou na casa de Domingos, não foi até Marrecas, onde acontecia a festa popular. Outro convidado foi o senador Eunício Oliveira. O governador chegou acompanhado de outros convidados, o prefeito Roberto Cláudio, os pré-candidatos Leônidas Cristino e Zezinho Albuquerque, além do prefeito de Sobral Veveu Arruda, casado com a pré-candidata Izolda Cela.
O pequeno aeroporto de Tauá recebeu mais de 15 aviões, demonstrando o tamanho e a dimensão que o evento tomou. Cid ao chegar no aerporto ficou impressionado com a quantidade de aeronaves.
Domingos Filho surpreendeu Cid Gomes e os seus convidados, ao chegar com um bolo de chocolate, cheio de velinhas e mandar cantar parabéns para o governador. Foi o momento para incendiar o ambiente que até então estava calmo, porque Cid estava quieto, em silêncio, sentado ao lado de todos os “aliados”, mesmo sabendo que vários estavam chateados.
Dezenas de radialistas e jornalistas cercaram a mesa onde Domingos mandou botar o bolo de aniversário, estrategicamente colocado na varanda, para que todos vissem. Domingos queria mostrar que estava tudo bem entre ele e Cid. Nos Inhamuns, Domingos precisava do gesto, para demonstrar que ainda está forte no páreo. Cid, como aliado entendeu, prestigiou. “Domingos é um velho amigo”, disse e mais nada acrescentou.
Logos após o parabéns pra você, Cid ofereceu o primeiro pedaço do bolo do seu aniversário a educada e competente prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar. Aproveitei o momento e iniciei uma entrevista com Cid Gomes e em seguida dezenas de microfones se juntaram ao meu gravador. Cid saiu do seu conforto.
A verdade é que tudo que está posto, sendo colocado é o que vi, presenciei e estou contando. Cid Gomes e Eunício Oliveira, como Zezinho Albuquerque e Leônidas Cristino em momento algum falaram sobre sucessão estadual. Tudo se limitou a entrevistas de Cid e Eunício, sem dúvida as grandes atrações da festa. O que foi dito eram respostas as perguntas da imprensa, nenhuma declaração natural foi feita sobre o processo sucessório no Ceará.
Cid quando chegou, Eunício estava sentado na varanda da casa, junto com prefeitos e deputados, vereadores e jornalistas de Fortaleza. Chamaram Eunício para compor a mesa junto com Cid Gomes. Estavam todos juntos a partir dalí. Em todos os momentos tudo se passou com elegância e respeito. Existe um ambiente de distanciamento entre o grupo de Cid Gomes, de Eunício e do vice Domingos Filho. Isso ficou muito claro.
Cid Gomes sempre foi gentil. Eunício sempre foi gentil. Domingos também sempre foi gentil e elegante como anfitrião. Zezinho Albuquerque sempre foi gentil, Leônidas Cristino da mesma forma. Nenhuma declaração foi dada que alterasse o cenário. O encontro de Tauá se resumiu a ressurreição de Domingos Filho que andava abatido com o desprezo do Abolição após ter decidido ficar no governo.
Senadores, deputados, prefeitos e vereadores presentes claramente declaravam não saber como o cenário vai ficar. Todos aguardam uma posição de Cid sobre quem será o candidato e como a chapa será montada. Cid esfriou o ambiente: “vou começar a conversar com os partidos”. Cid foi embora, para sua Sobral, onde comemorou seu aniversário em uma festa reservada aos amigos e familiares. Os aliados que estavam na casa de Domingos Filho não foram convidados. A opção de Cid para sua sucessão ainda está em Sobral. Pode até mudar!"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur