Pular para o conteúdo principal

Grupo de apoio às comarcas do Interior fará reunião nesta quinta-feira em Sobral e visita Massapê, na sexta-feira



Os trabalhos seguem até a próxima sexta, dia 28



O grupo de trabalho para prestar apoio às comarcas do Interior se reúne, nesta quinta-feira (27/03), com 21 magistrados da 7ª Zona Judiciária, no Município de Sobral, distante 240 km de Fortaleza. Será o primeiro encontro da equipe, instituída pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido. Os trabalhos seguem até a próxima sexta, dia 28.

“O juiz é um agente transformador, mas precisa atuar proativamente e em parceria. Por isso, a ideia desse grupo é ser um elo de ligação entre os magistrados e o Tribunal para facilitar essa atuação em prol da sociedade”, disse o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, coordenador titular do equipe.

A cada mês haverá reunião em comarca de uma macrorregião com os magistrados daquela área. Até o final do ano, serão visitadas as unidades das nove zonas judiciárias. De acordo com o desembargador Raimundo Nonato, em cada encontro serão escolhidos três juízes, um coordenador e dois suplentes. “A ideia é criar subcomissões, que irão se comunicar com os demais magistrados e apresentarão sugestões”, explicou.

O objetivo da força-tarefa é também promover encontros voltados à prática jurisdicional e troca de experiências entre os magistrados. A criação de um banco de boas práticas e realização de audiência pública também fazem parte das ações estabelecidas pela equipe.

O grupo é formado também pelo servidores Moisés Antônio Fernandes Monte Costa, da Secretaria de Administração do TJCE; Francisco Tiago Dias Pinto, da Secretaria de Tecnologia da Informação, e Lourival Cordeiro Lima, Major PM, da Assistência Militar do Tribunal.

PAUTA

A abertura do encontro desta quinta-feira contará com exposição dos desembargadores Raimundo Nonato Silva Santos e Paulo Airton Albuquerque Filho (coordenador suplente), às 10h, no Fórum Eleitoral de Sobral. Na sequência, o servidor do TJCE, Carlos Roberto Albuquerque Mendes, falará sobre motivação.

Também promoverão palestras representantes das secretarias de Administração, Tecnologia da Informação e da Assistência Militar do Tribunal. À tarde, o grupo ouvirá os principais problemas enfrentados pelos magistrados no dia a dia.

Na sexta-feira, serão discutidas possíveis soluções para os problemas. Em seguida, será promovido estudo de cinco minutas de resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre elas a “Instituição da Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição”. Haverá ainda apresentação das boas práticas do TJCE, bem como de outros tribunais para reflexão.

Mais tarde, o grupo visitará o abrigo São Francisco, fundado pelo desembargador Raimundo Nonato Silva Santos. Os trabalhos se encerram com visita à Comarca de Massapê.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

Felicidade é sentir-se pleno

Não permita que a irritação e o mau humor do outro contaminem sua vida. Não permita que a mágoa alimentada e as reações de orgulho do outro definam a sua forma de reação.  Se alimente de um amor pleno a tal ponto que não seja contaminado por aquilo que lhe é externo. Não gere expectativas que a sua felicidade dependerá de alguém ou de alguma coisa, ou de alguma conquista. Não  transfira ao outro ou a uma circunstância aquilo que é sua tarefa. A felicidade é  um estado interior que se alcança quando se descobre a plenitude com aquilo que nos relaciona com o "todo", com o universo, com Deus. A felicidade está na descoberta da sua missão, do fazer humano em benefício do próximo, da tarefa inarredável de tornarmos este mundo melhor com a nossa presença. Ser feliz é uma atitude, uma ação, um movimento para o bem. É encher-se de  amor pela aventura da vida, é construir esperança no meio do caos, é sempre ter um sorriso aberto para o que destino nos apresenta. Felicidade é ...