Pular para o conteúdo principal

Vórtice Ciclônico causa chuva em 116 municípios cearenses

Na tarde e na noite do último domingo, 3 de novembro, muitos municípios do Interior do Ceará tiveram chuvas com intensidade variando entre moderada e forte. O motivo é a presença de um sistema meteorológico conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis atuando no Nordeste do Brasil. Esse sistema consiste numa grande circulação de ventos em elevada altitude (cerca de 12 mil metros) com formação de nuvens carregadas nas bordas dessa circulação. A borda norte do Vórtice está sobre o Estado, provocando as precipitações. Em algumas cidades, as chuvas chegaram com fortes ventos e raios, causando prejuízos como queda de telhas ou árvores.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) foram registradas chuvas em 116 municípios. O maior registro ocorreu em Solonópole, 119 milímetros, seguido de Cedro, com 90mm, e Sobral, com 89,8mm. Houve precipitações em todas as regiões do Estado, principalmente no Sertão Central, Região Norte e Região Jaguaribana. Na faixa litorânea, os registros foram de menor intensidade. Em Fortaleza, choveu apenas 2 milímetros.
Previsão 
Segundo o meteorologista Raul Fritz, a atuação do Vórtice Ciclônico e as chuvas de ontem foram informadas pela Funceme desde a última sexta-feira, através da previsão do tempo. “Sabíamos que seria de intensidade moderada a forte, mas não temos como prever exatamente em quais cidades nem a quantidade exata das precipitações”. Ele adianta que ainda devem ser registradas chuvas nesta segunda-feira, em todas as regiões do Estado. “Entretanto, para amanhã e quarta-feira, o Vórtice deve perder intensidade e se dissipar”.
O sistema que desde ontem provoca chuvas no Ceará, esclarece Fritz, não tem associação com a estação chuvosa de 2014. “O Vórtice tem característica de ser temporal, ou seja, em poucos dias ele se dissipa. Essas chuvas não têm ligação com o período chuvoso do próximo ano, pois são causadas por sistemas diferentes. A previsão climática para a quadra chuvosa de 2014 só será divulgada pela Funceme na segunda quinzena de janeiro”.
Fonte: Roberto Moreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur