quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Assembleia Legislativa do Ceará recebe evento da Fiocruz


Foi aberto nesta quinta-feira o Encontro sobre Tendências Tecnológicas em Plataformas Vegetais em Fortaleza. A cerimônia de início dos trabalhos, realizada na Assembleia Legislativa do Ceará, contou com a participação do governador Cid Gomes e do presidente do Legislativo estadual, deputado Jose Albuquerque.
O evento, realizado até este sexta-feira (22), é promovido pela Fundação Bio-Manguinhos/Fiocruz, tendo como objetivo debater as tendências em tecnologias baseadas em plataformas vegetais, promovendo a sensibilização sobre essas tecnologias a todas as partes interessadas.
Em seu discurso, Cid Gomes apresentou o projeto de desenvolvimento da indústria de medicamentos, pesquisa e educação na área de saúde, que será instalando no município do Eusébio. Para o governador, o empreendimento é um dos mais importantes iniciados em sua gestão.
A propriedade na qual será implantado o polo industrial tem uma área total de 55 hectares, onde serão instaladas três empresas âncoras: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), CTI Renato Archer (vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia) e Isofarma. No local será promovido o desenvolvimento do setor farmoquímico do Ceará, possibilitando também a integração entre academia e indústria.
O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, informou que estão sendo investidos R$ 140 milhões nas instalações da indústria, que devem ser concluídas até 2015. Também está em elaboração um projeto de expansão, que absorverá recursos da ordem de R$ 170 milhões, “o que vai colocar o Ceará na fronteira mundial do desenvolvimento de medicamentos e vacinas em plataformas vegetais”, frisou.
O deputado José Albuquerque, por sua vez, parabenizou o governador por ter conseguido para o Ceará mais esse grande empreendimento. Ele observou também que a Fiocruz irá colaborar com o desenvolvimento do Estado, já que vai se instalar em território cearense de forma definitiva.
Fonte: Ceará News

Nenhum comentário:

Postar um comentário