Pular para o conteúdo principal

Cid criou fanpage no Facebook para responder às ruas e à oposição


No mês de agosto, o governador Cid Gomes (PROS), então filiado ao PSB, enfrentou a fase mais ácida de sua combativa oposição, representada principalmente pelo deputado estadual Heitor Férrer (PDT), e pelos vereadores Guilherme Sampaio e Ronivaldo Maia, ambos do PT.
O trio ventilou várias denúncias contra seu governo, garantindo - com mais freqüência que o habitual - um acúmulo de abordagens negativas na imprensa nacional.
Em um lance arriscado, Cid Gomes decidiu resgatar sua presença digital e retomou sua interação nas redes sociais para estreitar os laços com o eleitor cearense, por meio de uma fanpage iniciada no dia 22 daquele mês, depois de ter sua conta no Facebook desativada.
Em um momento de crise, muitos poderiam ter evitado o excesso de exposição, mas o governador cearense decidiu apostar na transparência e no diálogo como ferramenta de construção de sua imagem de gestor público.
Desde então, Cid passou a se firmar como usuário contumaz da rede, com uma média de cinco mensagens ao dia em sua fanpage no Facebook, que ele garante ser de uso pessoal, atualizada a próprio punho.
ACEITAÇÃO
Como consequência disso, o governador ganhou mais de 29 mil “amigos”, cerca de 10 mil usuários menos que a presidente Dilma Rousseff, considerada uma das líderes mais influentes no microblog, de acordo com o site americano Klout.
ESTRATÉGIA
No caso de Dilma, que também usou da estratégia após a má-fase dos protestos de junho, o movimento funciona como espécie de resposta a tal “voz das ruas”, que teve sua gênese justamente nas redes sociais.
Já o esforço de Cid, sim, tem a ver com os protestos e manifestações que ocuparam as principais cidades do Estado, mas também é consequência direta da “indesejada” antecipação do calendário eleitoral.
O governador tem evitado falar em sucessão estadual e, como usuário da rede, vem dando prioridade a demonstrações de governo em suas postagens. É comum ilustrar sua fanpage com fotos de visitas e inaugurações de obras, como a 1ª ZPE em operação do Brasil.
Em momentos de intensa movimentação política, como na época em que decidiu deixar o PSB e se filiar ao recém-criado PROS , por discordar da candidatura presidencial do pernambucano Eduardo Campos, Cid optou pelo silêncio na rede, retornando após a “calmaria”.
“Espero voltar agora, com exclusividade, a cuidar das responsabilidades administrativas”, publicou.
ELEIÇÃO DE 2014
Em raros momentos, a conta oficial do governador registrou suas posições político-eleitorais. Um dos raros exemplos foi o desabafo de insatisfação com o alinhamento do PSB ao PSDB do senador mineiro Aécio Neves, com vistas lançadas para o pleito do ano que vem.
“Linha auxiliar do PSDB. Será este o papel do PSB em 2014?”. O comentário ganhou destaque na mídia nacional e marcou o começo do fim para a permanência de Cid e seu grupo político no partido do presidenciável socialista.
POLÊMICA
O dia 5 de setembro também foi marcado por grandes polêmicas. Primeiro, o governador anunciou os vencedores de um sorteio para assistir o show que a artista americana Beyoncé faria em Fortaleza.
E, após publicar a lista de ganhadores, Cid Gomes anunciou: “Amanhã, devo anunciar mudanças nas secretarias do Estado”.
A publicação tumultuou toda a imprensa cearense. O governador agradeceu a contribuição dada pelos secretários e registrou o retorno à Assembleia Legislativa dos deputados Camilo Santana (PT) da Secretaria das Cidades; Gony Arruda (PSD ) da Secretaria do Esporte; Mauro Filho (PROS ) da Secretaria da Fazenda; Arruda Bastos (PCdoB) da Secretaria da Saúde; Francisco Bezerra (PROS) da Secretária de Segurança Pública, Evandro Leitão (PDT ) da Secretária de Desenvolvimento Social; e Professor Pinheiro (PT ) da Secretária da Cultura.
A exoneração dos secretários foi acordada, já que os nomeados “manifestaram a disposição de participarem, como candidatos, do processo eleitoral do ano que vem”.
 O grupo foi substituído, uma vez que as pastas são consideradas “estratégicas e requerem absoluta dedicação”.
BOCA NO TROMBONE
Outro episódio que ganhou destaque na imprensa foi o recado que Cid mandou ao Ministério Público, mas especificamente ao procurador Oscar Costa Filho, que frequentemente expõe publicamente seu desafeto pessoal contra o gestor.
“O Ministério Público Federal cumpriria um grande papel para os cearenses se dirigisse parte dos seus esforços na identificação e denúncia dos responsáveis pelo tráfico de drogas, que são os grandes responsáveis pela criminalidade”, lançou, em alusão às denúncias “infundadas” do procurador contra sua administração.
* Leia mais na edição de hoje do jornal Aqui CE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM ÀS MÃES: UM DOS MAIS BELOS TEXTOS QUE JÁ LI

Resolvi homenagear às mães com esse texto que considero uma das mais belas páginas já escritas pela inteligência humana. Neste azo, quero cumprimentar a minha adorável mãe Terezinha Albuquerque e à minha esposa e companheira de todas as horas Marlúcia, mãe do meu bem mais precioso.
Retrato de Mãe
Uma simples mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus; e pela constância de sua dedicação, tem muito de anjo; que, sendo moça, pensa como uma anciã e, sendo velha, age com as forças todas da juventude; quando ignorante, melhor que qualquer sábio desvenda os segredos da vida, e, quando sábia, assume a simplicidade das crianças; pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama, e, rica, empobrecer-se para que seu coração não sangre ferido pelos ingratos; forte, entretanto estremece ao choro de uma criancinha, e, fraca, entretanto se alteia com a bravura dos leões; viva, não lhe sabemos dar valor porque à sua sombra todas as dores se apagam, e, morta, tudo o que so…

DICA DE LIVRO: JESUS, O MAIOR LÍDER QUE JÁ EXISTIU, de Laurie Beth Jones

Sempre tenho falado da importância do exercício da liderança, tanto na vida profissional, como pessoal. Como fruto dessa necessidade indico o livro JESUS, O MAIOR LÍDER QUE JÁ EXISTIU, de Laurie Beth Jones (Editora Sextante). A autora é consultora de marketing e conferencista de renome nos Estados Unidos. O livro trata sobre os princípios de liderança de Jesus Cristo e como podem eles ser aplicados no trabalho, gerando crescimento, harmonia e realização. Numa abordagem espirituosa, a autora compara Jesus a um empresário que montou uma equipe de 12 pessoas que estava longe de serem perfeitas, mas conseguiu treiná-las e motivá-las para cumprirem sua missão com sucesso. Nesse contexto, o livro mostra um modelo de gestão baseado em três categorias de forças: autodomínio, ação e relações. Entre as frases geniais do livro, destaco: "Esperar o tempo perfeito é uma grande desculpa e uma racionalização para se ficar parado e não fazer nada." (pág. 44); "Os líderes que compartilha…

DICA DE LIVRO: AUTO DA BARCA DO INFERNO, de Gil Vicente

Ainda da Coleção Clássicos Saraiva, indico para leitura a obra "O AUTO DA BARCA DO INFERNO", do humanista português Gil Vicente. Inicialmente destaco que Gil Vicente é um importante autor da literatura portuguesa e foi o fundadador do teatro em Portugal. Situada no limiar entre a Idade Média e o Renascimento, no período que ficou conhecido como Humanismo, entre os séculos XV-XVI, a obra vicentina é um atestado exemplar dessa transição de costumes e valores. Tendo temática de base religiosa, seu teatro consegue harmonizá-la com elementos profanos. "O auto da barca do inferno" é a obra mais famosa de Gil Vicente e um clássico do teatro de língua portuguesa. Seu tema central são as personagens que, mortas, são conduzidas à barca que as levará ao Inferno ou Paraíso. As cenas retratam o diálogo jocoso que cada um dos pecadores trava com o Anjo e com o Diabo. São muitas os personagens sociais que fazem parte do drama: Frade, Sapateiro, Fidalgo, Alcoviteira, Enfocado e ou…