Pular para o conteúdo principal

Cid criou fanpage no Facebook para responder às ruas e à oposição


No mês de agosto, o governador Cid Gomes (PROS), então filiado ao PSB, enfrentou a fase mais ácida de sua combativa oposição, representada principalmente pelo deputado estadual Heitor Férrer (PDT), e pelos vereadores Guilherme Sampaio e Ronivaldo Maia, ambos do PT.
O trio ventilou várias denúncias contra seu governo, garantindo - com mais freqüência que o habitual - um acúmulo de abordagens negativas na imprensa nacional.
Em um lance arriscado, Cid Gomes decidiu resgatar sua presença digital e retomou sua interação nas redes sociais para estreitar os laços com o eleitor cearense, por meio de uma fanpage iniciada no dia 22 daquele mês, depois de ter sua conta no Facebook desativada.
Em um momento de crise, muitos poderiam ter evitado o excesso de exposição, mas o governador cearense decidiu apostar na transparência e no diálogo como ferramenta de construção de sua imagem de gestor público.
Desde então, Cid passou a se firmar como usuário contumaz da rede, com uma média de cinco mensagens ao dia em sua fanpage no Facebook, que ele garante ser de uso pessoal, atualizada a próprio punho.
ACEITAÇÃO
Como consequência disso, o governador ganhou mais de 29 mil “amigos”, cerca de 10 mil usuários menos que a presidente Dilma Rousseff, considerada uma das líderes mais influentes no microblog, de acordo com o site americano Klout.
ESTRATÉGIA
No caso de Dilma, que também usou da estratégia após a má-fase dos protestos de junho, o movimento funciona como espécie de resposta a tal “voz das ruas”, que teve sua gênese justamente nas redes sociais.
Já o esforço de Cid, sim, tem a ver com os protestos e manifestações que ocuparam as principais cidades do Estado, mas também é consequência direta da “indesejada” antecipação do calendário eleitoral.
O governador tem evitado falar em sucessão estadual e, como usuário da rede, vem dando prioridade a demonstrações de governo em suas postagens. É comum ilustrar sua fanpage com fotos de visitas e inaugurações de obras, como a 1ª ZPE em operação do Brasil.
Em momentos de intensa movimentação política, como na época em que decidiu deixar o PSB e se filiar ao recém-criado PROS , por discordar da candidatura presidencial do pernambucano Eduardo Campos, Cid optou pelo silêncio na rede, retornando após a “calmaria”.
“Espero voltar agora, com exclusividade, a cuidar das responsabilidades administrativas”, publicou.
ELEIÇÃO DE 2014
Em raros momentos, a conta oficial do governador registrou suas posições político-eleitorais. Um dos raros exemplos foi o desabafo de insatisfação com o alinhamento do PSB ao PSDB do senador mineiro Aécio Neves, com vistas lançadas para o pleito do ano que vem.
“Linha auxiliar do PSDB. Será este o papel do PSB em 2014?”. O comentário ganhou destaque na mídia nacional e marcou o começo do fim para a permanência de Cid e seu grupo político no partido do presidenciável socialista.
POLÊMICA
O dia 5 de setembro também foi marcado por grandes polêmicas. Primeiro, o governador anunciou os vencedores de um sorteio para assistir o show que a artista americana Beyoncé faria em Fortaleza.
E, após publicar a lista de ganhadores, Cid Gomes anunciou: “Amanhã, devo anunciar mudanças nas secretarias do Estado”.
A publicação tumultuou toda a imprensa cearense. O governador agradeceu a contribuição dada pelos secretários e registrou o retorno à Assembleia Legislativa dos deputados Camilo Santana (PT) da Secretaria das Cidades; Gony Arruda (PSD ) da Secretaria do Esporte; Mauro Filho (PROS ) da Secretaria da Fazenda; Arruda Bastos (PCdoB) da Secretaria da Saúde; Francisco Bezerra (PROS) da Secretária de Segurança Pública, Evandro Leitão (PDT ) da Secretária de Desenvolvimento Social; e Professor Pinheiro (PT ) da Secretária da Cultura.
A exoneração dos secretários foi acordada, já que os nomeados “manifestaram a disposição de participarem, como candidatos, do processo eleitoral do ano que vem”.
 O grupo foi substituído, uma vez que as pastas são consideradas “estratégicas e requerem absoluta dedicação”.
BOCA NO TROMBONE
Outro episódio que ganhou destaque na imprensa foi o recado que Cid mandou ao Ministério Público, mas especificamente ao procurador Oscar Costa Filho, que frequentemente expõe publicamente seu desafeto pessoal contra o gestor.
“O Ministério Público Federal cumpriria um grande papel para os cearenses se dirigisse parte dos seus esforços na identificação e denúncia dos responsáveis pelo tráfico de drogas, que são os grandes responsáveis pela criminalidade”, lançou, em alusão às denúncias “infundadas” do procurador contra sua administração.
* Leia mais na edição de hoje do jornal Aqui CE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

Felicidade é sentir-se pleno

Não permita que a irritação e o mau humor do outro contaminem sua vida. Não permita que a mágoa alimentada e as reações de orgulho do outro definam a sua forma de reação.  Se alimente de um amor pleno a tal ponto que não seja contaminado por aquilo que lhe é externo. Não gere expectativas que a sua felicidade dependerá de alguém ou de alguma coisa, ou de alguma conquista. Não  transfira ao outro ou a uma circunstância aquilo que é sua tarefa. A felicidade é  um estado interior que se alcança quando se descobre a plenitude com aquilo que nos relaciona com o "todo", com o universo, com Deus. A felicidade está na descoberta da sua missão, do fazer humano em benefício do próximo, da tarefa inarredável de tornarmos este mundo melhor com a nossa presença. Ser feliz é uma atitude, uma ação, um movimento para o bem. É encher-se de  amor pela aventura da vida, é construir esperança no meio do caos, é sempre ter um sorriso aberto para o que destino nos apresenta. Felicidade é ...