Pular para o conteúdo principal

Cid criou fanpage no Facebook para responder às ruas e à oposição


No mês de agosto, o governador Cid Gomes (PROS), então filiado ao PSB, enfrentou a fase mais ácida de sua combativa oposição, representada principalmente pelo deputado estadual Heitor Férrer (PDT), e pelos vereadores Guilherme Sampaio e Ronivaldo Maia, ambos do PT.
O trio ventilou várias denúncias contra seu governo, garantindo - com mais freqüência que o habitual - um acúmulo de abordagens negativas na imprensa nacional.
Em um lance arriscado, Cid Gomes decidiu resgatar sua presença digital e retomou sua interação nas redes sociais para estreitar os laços com o eleitor cearense, por meio de uma fanpage iniciada no dia 22 daquele mês, depois de ter sua conta no Facebook desativada.
Em um momento de crise, muitos poderiam ter evitado o excesso de exposição, mas o governador cearense decidiu apostar na transparência e no diálogo como ferramenta de construção de sua imagem de gestor público.
Desde então, Cid passou a se firmar como usuário contumaz da rede, com uma média de cinco mensagens ao dia em sua fanpage no Facebook, que ele garante ser de uso pessoal, atualizada a próprio punho.
ACEITAÇÃO
Como consequência disso, o governador ganhou mais de 29 mil “amigos”, cerca de 10 mil usuários menos que a presidente Dilma Rousseff, considerada uma das líderes mais influentes no microblog, de acordo com o site americano Klout.
ESTRATÉGIA
No caso de Dilma, que também usou da estratégia após a má-fase dos protestos de junho, o movimento funciona como espécie de resposta a tal “voz das ruas”, que teve sua gênese justamente nas redes sociais.
Já o esforço de Cid, sim, tem a ver com os protestos e manifestações que ocuparam as principais cidades do Estado, mas também é consequência direta da “indesejada” antecipação do calendário eleitoral.
O governador tem evitado falar em sucessão estadual e, como usuário da rede, vem dando prioridade a demonstrações de governo em suas postagens. É comum ilustrar sua fanpage com fotos de visitas e inaugurações de obras, como a 1ª ZPE em operação do Brasil.
Em momentos de intensa movimentação política, como na época em que decidiu deixar o PSB e se filiar ao recém-criado PROS , por discordar da candidatura presidencial do pernambucano Eduardo Campos, Cid optou pelo silêncio na rede, retornando após a “calmaria”.
“Espero voltar agora, com exclusividade, a cuidar das responsabilidades administrativas”, publicou.
ELEIÇÃO DE 2014
Em raros momentos, a conta oficial do governador registrou suas posições político-eleitorais. Um dos raros exemplos foi o desabafo de insatisfação com o alinhamento do PSB ao PSDB do senador mineiro Aécio Neves, com vistas lançadas para o pleito do ano que vem.
“Linha auxiliar do PSDB. Será este o papel do PSB em 2014?”. O comentário ganhou destaque na mídia nacional e marcou o começo do fim para a permanência de Cid e seu grupo político no partido do presidenciável socialista.
POLÊMICA
O dia 5 de setembro também foi marcado por grandes polêmicas. Primeiro, o governador anunciou os vencedores de um sorteio para assistir o show que a artista americana Beyoncé faria em Fortaleza.
E, após publicar a lista de ganhadores, Cid Gomes anunciou: “Amanhã, devo anunciar mudanças nas secretarias do Estado”.
A publicação tumultuou toda a imprensa cearense. O governador agradeceu a contribuição dada pelos secretários e registrou o retorno à Assembleia Legislativa dos deputados Camilo Santana (PT) da Secretaria das Cidades; Gony Arruda (PSD ) da Secretaria do Esporte; Mauro Filho (PROS ) da Secretaria da Fazenda; Arruda Bastos (PCdoB) da Secretaria da Saúde; Francisco Bezerra (PROS) da Secretária de Segurança Pública, Evandro Leitão (PDT ) da Secretária de Desenvolvimento Social; e Professor Pinheiro (PT ) da Secretária da Cultura.
A exoneração dos secretários foi acordada, já que os nomeados “manifestaram a disposição de participarem, como candidatos, do processo eleitoral do ano que vem”.
 O grupo foi substituído, uma vez que as pastas são consideradas “estratégicas e requerem absoluta dedicação”.
BOCA NO TROMBONE
Outro episódio que ganhou destaque na imprensa foi o recado que Cid mandou ao Ministério Público, mas especificamente ao procurador Oscar Costa Filho, que frequentemente expõe publicamente seu desafeto pessoal contra o gestor.
“O Ministério Público Federal cumpriria um grande papel para os cearenses se dirigisse parte dos seus esforços na identificação e denúncia dos responsáveis pelo tráfico de drogas, que são os grandes responsáveis pela criminalidade”, lançou, em alusão às denúncias “infundadas” do procurador contra sua administração.
* Leia mais na edição de hoje do jornal Aqui CE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur