terça-feira, 17 de setembro de 2013

Pesquisa surpreende e mostra Marina ou Serra na disputa do segundo turno com Dilma


Uma pesquisa nacional de intenções de voto para presidente da República, realizada pelo instituto Paraná Pesquisas, de Curitiba, e encomendado pelo jornal Gazeta do Povo, pode apimentar as disputas partidárias.
O levantamento divulgado pelo site Brasil 247 mostra que, pela primeira vez, os tucanos Aécio Neves (PSDB-MG) e José Serra foram colocados no mesmo cenário, como se disputassem a eleição por legendas diferentes – um cenário ainda não descartado, uma vez que Serra pode migrar para o PPS, de Roberto Freire.
O resultado é surpreendente e, além de forçar um segundo turno com a presidente Dilma Rousseff, que teria 32,08% das intenções de voto, coloca Serra no páreo, disputando a posição, cabeça a cabeça, com Marina Silva.
Confirma os números abaixo:
Dilma Rousseff .... 32,08%
Marina Silva ........ 19,64%
José Serra .......... 18,54%
Aécio Neves ........ 11,13%
Eduardo Campos ..  4,29%
De acordo com o diretor do instituto,  Murilo Hidalgo Lopes de Oliveira, foram ouvidos 2.502 eleitores, em 169 municípios brasileiros, entre os dias 10 e 15 de setembro. O levantamento de margem de erro de dois pontos, o que significa que, no quadro captado pela pesquisa, Serra e Marina estariam tecnicamente empatados.
“O Serra ainda é um candidato que aparece bem, talvez pelo recall [porcentual de eleitores que lembra do candidato por eleições anteriores]. O fato é que ele dá uma embolada no processo eleitoral”, diz Hidalgo
O Instituto também pesquisou outro cenário, com Serra fora do páreo. Neste quadro, também haveria segundo turno, mas com Marina Silva. Eis os números:
Dilma Rousseff ..... 34,47%
Marina Silva ......... 23,41%
Aécio Neves ......... 15,36%
Eduardo Campos ..  7,70%
Curiosamente, os votos de Serra não seriam herdados preferencialmente por Aécio. Quem mais se beneficiaria seria Marina Silva, com 28,8%, seguido por Aécio com 19,4%. Até mesmo Dilma beliscaria 18,1% dos votos de Serra, seguida por Eduardo Campos, com 11,6%.
Outro cenário pesquisado pelo Paraná Pesquisa coloca Serra como o candidato do PSDB, após uma improvável prévia interna. Confira os números:
Dilma Rousseff ..... 32,17%
Marina Silva ......... 22,46%
Aécio Neves ......... 21,65%
Eduardo Campos ..  7,65%
Neste contexto, Serra herdaria a maior parte dos votos de Aécio – 38%, seguido de Marina Silva, Dilma e Eduardo Campo.
*As informações são do site Brasil 247.

Nenhum comentário:

Postar um comentário