Pular para o conteúdo principal

PT vai apoiar candidato de Cid Gomes na corrida ao Abolição

O risco de o PSB lançar uma candidatura própria ao Palácio do Planalto em 2014 tem ameaçado a manutenção dos governos do PSB nos Estados. Mas esse não é o único sacrifício em torno do projeto nacional dos socialistas. Um levantamento preliminar, feito pela direção nacional do PT, aponta para crise que o presidenciável Eduardo Campos (PSB) encontrará na formação dos palanques estaduais do partido na hora de colocar na rua sua candidatura.
Governadores e aliados de Campos têm procurado alertá-lo da ação orquestrada pelo PT para esvaziar seus palanques. Mas, até o momento, o pernambucano não dá sinais de recuo. Pelo contrário, tenta encurralar os governadores do Ceará, Cid Gomes, e do Espírito Santo, Renato Casagrande, ambos do PSB, que estão cada vez mais próximos de Dilma. O PT, no entanto, decidiu dobrar a aposta. E deixou vazar no tal levantamento que não terá candidato aos governos do Ceará e do Espírito Santo.
Os candidatos escolhidos pelos governadores Cid Gomes e Casagrande serão “ungidos” pelo PT de Dilma, num gesto de agradecimento pelo apoio à reeleição da petista. O documento também mostra que o partido tem, hoje, nomes aptos a disputar o governo de 18 estados, inclusive Pernambuco. Segundo os dirigentes petistas, esse número deve diminuir a partir do momento em que o partido começar a definir as alianças em torno do palanque de Dilma.
"Uma definição mais clara começa a se acertar depois do dia 5 de outubro com o fim do prazo de filiações para quem vai disputar 2014", disse o presidente do PT, Rui Falcão. Outro fator determinante para fechar as contas será a candidatura - ou não - de Eduardo Campos à Presidência.
Caso o pernambucano desista de sua arriscada empreitada palaciana, o PT abrirá mão de lançar candidatos aos governos de Pernambuco e Piauí, além de cumprir sua promessa de apoio a reeleição de Camilo Capiberibe (PSB) no Amapá. Para 2014, a prioridade é reeleger a presidente Dilma e ampliar suas bancadas na Câmara e no Senado, para não ficar mais refém dos aliados. Em troca, o comando petista exigirá sacrifícios de sua base nas disputas para governador.
COM PMDB
O levantamento prévio ainda revela apoios do PT a candidatos peemedebistas no Pará, Amazonas, Alagoas e Paraíba - estado comandado pelo PSB, mas que os petistas já estão praticamente fechados com a candidatura do senador Vital do Rego. Entretanto, o PMDB tem vistas voltadas para a candidatura de Luiz Fernando Pezão, no Rio de Janeiro, e Eunício Oliveira, no Ceará.
No Rio, o PT só deve dar sua palavra final sobre a candidatura de Pezão no início do ano que vem, após conferir se houve recuperação da popularidade do governador Sérgio Cabral (PMDB), alvo de protestos diários em junho. Já no Ceará, Eunício acompanha com atenção a movimentação do governadorm Cid que, caso opte por lançar seu candidato à sucessão, contará com o apoio do PT, mas conversa também com o PSDB, cujo o pré-candidato ao Planalto é o senador Aécio Neves.
*Jornal Aqui Ce

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur