Pular para o conteúdo principal

ANDOU MAL O GOVERNADOR CID GOMES...


  
As farpas atiradas contra o Procurador do Tribunal de Contas do Estado pelo Governador Cid Gomes, ralativamente ao episódio do show de Ivete Sangalo, na cidade de Sobral, fez com que o assunto que tinha dimensões paroquianas alcançasse grande repercussão nacional, inclusive noticiado pelos  mais destacados jornais do país, entre outros, O Globo e Folha de São Paulo.
As matérias em tom jocoso contestavam os argumentos do Governador ao justificar a contratação de Ivete Sangalo pelo valor de R$ 650.000,00 (seiscentos e cinquenta mil reais). Ainda mais, ressuscitaram outros episódios que aconteceram durante o Governo Cid Gomes. É claro que Cid é uma grande tocador de obras e um gestor de visão empreendedora. Esse fato não pode ser negado. Todavia, ao lidar com a coisa pública é necessário do gestor a moderação e o bom senso. Nada justifica a contratação de um artista, a esse preço, para um Show de pouco mais de uma hora, quando se sabe que o Estado do Ceará enfrenta forte estiagem e que, apesar da melhora histórica nos  indicadores sociais, ainda amarga considerável número de analfabetos, desempregados. Isso sem se falar na precariedade da saúde pública, com a falta de médicos e leitos, além da ausência de  serviços públicos de qualidade.
Nesse contexto e diante de tão drástica realidade, todo a aplicação do dinheiro público deve ser milimetricamente planejada e analisada, elegendo as prioridades e as necessidades mais imperativas. Sem dúvida, tal fato, com a proporção que alcançou na grande imprensa, consegui macular a beleza que foi a concepção e a construção do Hospital Regional Norte.
É óbvio que o Governador Cid Gomes deverá tirar desse episódio grandes lições. Uma delas é a certeza de que “o pão é circo” da antiga Roma não mais se coaduna com o espírito republicano dos tempos hodiernos, uma vez que o espírito de criticidade da população, hoje bem mais informada e consciente de seus direitos,  repugna todo ou qualquer ato de populismo ou personalismo extravagante. 

Comentários

  1. Isso é uma pechincha comparada à inauguração do Centro de Eventos do Ceará, que apenas o cachê do tenor Plácido Domingo custou R$ 3,3 milhões ao cofre do estado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

Felicidade é sentir-se pleno

Não permita que a irritação e o mau humor do outro contaminem sua vida. Não permita que a mágoa alimentada e as reações de orgulho do outro definam a sua forma de reação.  Se alimente de um amor pleno a tal ponto que não seja contaminado por aquilo que lhe é externo. Não gere expectativas que a sua felicidade dependerá de alguém ou de alguma coisa, ou de alguma conquista. Não  transfira ao outro ou a uma circunstância aquilo que é sua tarefa. A felicidade é  um estado interior que se alcança quando se descobre a plenitude com aquilo que nos relaciona com o "todo", com o universo, com Deus. A felicidade está na descoberta da sua missão, do fazer humano em benefício do próximo, da tarefa inarredável de tornarmos este mundo melhor com a nossa presença. Ser feliz é uma atitude, uma ação, um movimento para o bem. É encher-se de  amor pela aventura da vida, é construir esperança no meio do caos, é sempre ter um sorriso aberto para o que destino nos apresenta. Felicidade é ...