Pular para o conteúdo principal

AS QUATRO QUALIDADES QUE DEFINEM SEU SUCESSO PROFISSIONAL



O Sucesso na vida profissional tem levado milhares de pessoas a enfrentarem desafios e mais desafios. Minha experiência no mundo do trabalho, principalmente na gestão de pessoas, na Supervisão Geral do Colégio Luciano Feijão, tem me feito estudar e refletir muito sobre o tema. Na verdade, quando adentramos no mundo corporativo nos deparamos com uma indagação persistente: Qual o profissional ideal dos tempos modernos??? Claro que não chegaremos a respostas prontas e acabadas, até porque não há um rótulo único, uma fórmula universal. Todavia, peço emprestada algumas reflexões do grande teórico da Inteligência Emocional, Daniel Golleman, com as adaptações à nossa realidade, para que juntos possamos trazer luzes ao tema.
Quatro qualidades são viscerais àqueles que anseiam o sucesso profissional. A primeira delas é a visão de conjuntura. Trata-se na verdade da capacidade de sentir-se no mundo com uma percepção aguda de criticidade e de análise dos fatos. Enfim, é ter uma visão holística. Estar antenado com a realidade, conhecendo os fundamentos da filosofia, da sociologia e da história. É perceber o país onde vive, os grandes dilemas da humanidade e os grandes conflitos que cercam o homem na saga pela sobrevivência.
A segunda qualidade é a capacidade de verbalização e de escrita. Nenhum profissional terá sucesso se não souber “vender suas ideias” e claro, se não souber fazer uso de uma escrita escorreita. Ora, imagine um advogado, um médico, um engenheiro que peca no uso do vernáculo e agride a sua língua. Claro que será preterido pelo seu cliente.
A terceira qualidade trata da convivência intrapessoal, isto é, a capacidade de se dar bem consigo mesmo. Muitos, todos os dias, olham-se no espelho e se detestam. Friedrich Nietscheze já dizia que “o inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo”. Portanto, saber conviver consigo “mesmo” é irradiar uma energia positiva,  disseminar otimismo e celebrar amor à vida.
E por último, a quarta qualidade é a capacidade de interpessoalidade. Explicando: Saber trabalhar em equipe, agregar valores, conviver harmoniosamente na diversidade. Foi-se o tempo daquele profissional que se sentava à mesa do computador, com um conhecimento técnico extraordinário, fazia seu trabalho e se esquecia do mundo ao redor. Hoje é preciso apostar nas relações. Daí a importância do saber trabalhar em equipe: ouvindo, dialogando, crescendo juntos.
Veja que não é tão difícil chegar lá. É natural que as quatro qualidades exigem um esforço contínuo e muita aprendizagem. Vamos começar!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

Felicidade é sentir-se pleno

Não permita que a irritação e o mau humor do outro contaminem sua vida. Não permita que a mágoa alimentada e as reações de orgulho do outro definam a sua forma de reação.  Se alimente de um amor pleno a tal ponto que não seja contaminado por aquilo que lhe é externo. Não gere expectativas que a sua felicidade dependerá de alguém ou de alguma coisa, ou de alguma conquista. Não  transfira ao outro ou a uma circunstância aquilo que é sua tarefa. A felicidade é  um estado interior que se alcança quando se descobre a plenitude com aquilo que nos relaciona com o "todo", com o universo, com Deus. A felicidade está na descoberta da sua missão, do fazer humano em benefício do próximo, da tarefa inarredável de tornarmos este mundo melhor com a nossa presença. Ser feliz é uma atitude, uma ação, um movimento para o bem. É encher-se de  amor pela aventura da vida, é construir esperança no meio do caos, é sempre ter um sorriso aberto para o que destino nos apresenta. Felicidade é ...