quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

DE OLHO NO IPVA: PARCELAMENTO E REDUÇÃO DE VALORES

Em 2012, 100% dos proprietários de veículos no Ceará pagarão menos pelo IPVA (Imposto sobre a Circulação de Veículos Automotores). De acordo com o modelo e ano de fabricação do carro, o desconto na base de cálculo, ou seja, o valor venal do veículo, pode variar de 5% até 38%. A redução média, com relação a 2011, no entanto, será de 10,45%.“Dando sequência a estratégia de redução da inadimplência, o Governo do Estado está oferecendo ao contribuinte o parcelamento em quatro meses, diferentemente dos anos anteriores quando o parcelamento era efetuado em apenas três meses”, divulgou o secretário da Fazenda, Mauro Filho, em coletiva à imprensa hoje (14), na sede da Secretaria da Fazenda (Sefaz). No ano que vem, 1.532.779 veículos serão tributados no Estado, com uma previsão de arrecadação de R$ 449.092.253,66. “Em 2012, não teremos mais nenhum veículo na base da Sefaz, cujo valor venal não esteja abaixo do valor de mercado”, frisou.
O prazo de recolhimento para quem optar pelo pagamento em cota única, usufruindo do desconto de 5% no tributo, será até o dia 31 de janeiro. Quem parcelar o desembolso – sem nenhum abatimento especial – deverá pagar as parcelas, que não podem ser inferiores a R$ 50,00, nos dias 16 de fevereiro, 16 de março, 16 de abril e 16 de maio de 2012, em prestações iguais.
Para chegar aos valores constantes nas tabelas do IPVA para 2012, o governo considerou a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que expressa os preços médios de mercado dos veículos, efetivamente praticados por Estado, e consulta ao Sindivel (Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará).
Os boletos para o pagamento do IPVA serão enviados aos Correios pela Sefaz a partir do dia 15 de janeiro. Quem quiser obtê-los antes, poderá retirá-los pela internet, em 2 de janeiro, por meio do endereço: www.sefaz.ce.gov.br ou nas unidades da Sefaz.
(Informações Sefaz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário