Pular para o conteúdo principal

REFLEXÃO: O MISTÉRIO DE DEUS SOB A ÓTICA DE SÃO JOÃO DA CRUZ

"Não é maravilha que Deus seja estranho aos homens que nunca o viram, pois também o é para os anjos e santos que o contemplam. Na verdade, jamais acabam ou acabarão de vê-lo; até o último dia, o do juízo, vão descobrindo nele tantas novidades a respeito dos seus profundos juízos, e das obras de misericórdia e justiça, que sempre lhes causa nova admiração e cada vez mais se maravilham." (Pág.664, 7ª Edição, Obras Completas, Cântico Espiritual, São João da Cruz)

Comentários

  1. Amigo-irmão Carlinhos, a citação referente a Pedrinho Mattar, " quando ele chega, o piano abana a cauda ", me reporta ,particularmente, a você e ao Vasco, " mutatis mutandis " quanto ao brilho de suas pérolas literárias ao correr da pena... " É evidente que Deus existe. " ( São Tomás de Aquino ) " ... A ninguém te mostres muito íntimo, pois familiaridade excessiva gera desprezo... " ( São Tomás de Aquino ) " Só os mortos conhecem o fim da guerra. " ( Platão ) " Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém ." " Todo homem é culpado do bem que não fez." ( Voltaire ) " A inteligência é a insolência educada. " ( Aristóteles ) " A beleza é o acordo entre o conteúdo e a forma " " É apenas com o coração que se pode ver direito; o essencal é invisível aos olhos ". ( Antoine de Saint-Exupéry ) " Nem todos podem ser ilustres, mas todos podem ser bons. " ( Confúcio ) " Coragem é aquilo de que a gente precisa para se levantar e falar e é também aquilo que precisamos para sentar e ouvir " " O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não." ( Gandhi ) " O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra." ( Aristóteles ) " Seja a mudança que você quer ver no mundo." ( Dalai Lama ) " Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores." ( William Shakespeare ) " " Não há equívoco maior do que confundir homens inteligentes com sábios. " ( Francis Bacon ) " quando todo mundo é corcunda, o belo porte torna-se a monstruosidade. ( Honoré de Balzac ) "Cuidado para não chamar de inteligentes apenas aqueles que pensam como você." ( Ojetti ) " Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável ; quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável... ( Augusto Cury ) " As palavras podem ferir mas que punhais; o tom, mais que as palavras. " ( Frederico da Prússia em Carta a Voltaire ) " A violência destrói o que ela pretende defender : A dignidade da vida, a liberdade do ser humano." (João Paulo II ) " A adversidade revela o gênio; a prosperidade o esconde." ( Horácio ) " Só é útil o conhecimento que nos faz melhores." ( Sócrates ) " Nunca houve uma boa guerra ou má paz." ( Benjamin Franklin ) " O discurso é a arte de despertar a credulidade " ( Aristóteles ) " O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive. " ( Antônio Vieira ) " Para falar ao vento bastam palavras,para falar ao coração são necessárias obras. " ( Antônio Vieira ) " Você pode até dizer que não entendeu o que eu disse, mas jamais poderá dizer que não entendeu como eu te olhei." ( Padre Fábio de Melo) " Não temos em nossas mãos as soluções para todas as dificuldades do mundo, mas diante de todas as dificuldades temos nossas mãos... pernas, cabeças, corações ! " " Labor omnia vincit improbus". Louvado seja DEUS ! R

    ResponderExcluir
  2. AO AMIGO R ... O AGRADECIMENTO PELO COLORIDO DE SEUS COMENTÁRIOS QUE ACRESCENTAM SOBREMANEIRA A PROFUNDIDADE DO TEXTO. UM ABRAÇO NO CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimos Amigos... " As reticências são os três primeiros passos do pensamento que continua por conta própria o seu caminho." ( Mário Quintana ). Ao sugerirmos a Leitura de IMITAÇÃO DE CRISTO, de Tomás de Kempis, esperamos que , ao Blog do Estimado Carlinhos , à Sincronicidade do Prezado Vasco e a todos os Leitores sejam levados " a Luz que espante as sombras do caminho com a centelha de Amor que explode em suas páginas ". Quanto ao Autor, poderemos constatar que é um profundo e privilegiado compreendedor de almas, sua Psicologia é universal e transcente espaços, tempos, culturas e peculiaridades étnicas. " Se as Obras de Deus fossem tais que facilmente as pudesse compreender a razão humana, não poderiam dizer-se inefáveis nem maravilhosas. " O Prefácio com Martin Claret e a Introdução com Paulo Matos Peixoto salientam a Divina Mensagem , apresentando ,com maestria, O MAIOR PSICÓLOGO DE TODOS OS TEMPOS ! R

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

HOMENAGEM ÀS MÃES: UM DOS MAIS BELOS TEXTOS QUE JÁ LI

Resolvi homenagear às mães com esse texto que considero uma das mais belas páginas já escritas pela inteligência humana. Neste azo, quero cumprimentar a minha adorável mãe Terezinha Albuquerque e à minha esposa e companheira de todas as horas Marlúcia, mãe do meu bem mais precioso.
Retrato de Mãe
Uma simples mulher existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus; e pela constância de sua dedicação, tem muito de anjo; que, sendo moça, pensa como uma anciã e, sendo velha, age com as forças todas da juventude; quando ignorante, melhor que qualquer sábio desvenda os segredos da vida, e, quando sábia, assume a simplicidade das crianças; pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos que ama, e, rica, empobrecer-se para que seu coração não sangre ferido pelos ingratos; forte, entretanto estremece ao choro de uma criancinha, e, fraca, entretanto se alteia com a bravura dos leões; viva, não lhe sabemos dar valor porque à sua sombra todas as dores se apagam, e, morta, tudo o que so…

DICA DE LIVRO: JESUS, O MAIOR LÍDER QUE JÁ EXISTIU, de Laurie Beth Jones

Sempre tenho falado da importância do exercício da liderança, tanto na vida profissional, como pessoal. Como fruto dessa necessidade indico o livro JESUS, O MAIOR LÍDER QUE JÁ EXISTIU, de Laurie Beth Jones (Editora Sextante). A autora é consultora de marketing e conferencista de renome nos Estados Unidos. O livro trata sobre os princípios de liderança de Jesus Cristo e como podem eles ser aplicados no trabalho, gerando crescimento, harmonia e realização. Numa abordagem espirituosa, a autora compara Jesus a um empresário que montou uma equipe de 12 pessoas que estava longe de serem perfeitas, mas conseguiu treiná-las e motivá-las para cumprirem sua missão com sucesso. Nesse contexto, o livro mostra um modelo de gestão baseado em três categorias de forças: autodomínio, ação e relações. Entre as frases geniais do livro, destaco: "Esperar o tempo perfeito é uma grande desculpa e uma racionalização para se ficar parado e não fazer nada." (pág. 44); "Os líderes que compartilha…

DICA DE LIVRO: AUTO DA BARCA DO INFERNO, de Gil Vicente

Ainda da Coleção Clássicos Saraiva, indico para leitura a obra "O AUTO DA BARCA DO INFERNO", do humanista português Gil Vicente. Inicialmente destaco que Gil Vicente é um importante autor da literatura portuguesa e foi o fundadador do teatro em Portugal. Situada no limiar entre a Idade Média e o Renascimento, no período que ficou conhecido como Humanismo, entre os séculos XV-XVI, a obra vicentina é um atestado exemplar dessa transição de costumes e valores. Tendo temática de base religiosa, seu teatro consegue harmonizá-la com elementos profanos. "O auto da barca do inferno" é a obra mais famosa de Gil Vicente e um clássico do teatro de língua portuguesa. Seu tema central são as personagens que, mortas, são conduzidas à barca que as levará ao Inferno ou Paraíso. As cenas retratam o diálogo jocoso que cada um dos pecadores trava com o Anjo e com o Diabo. São muitas os personagens sociais que fazem parte do drama: Frade, Sapateiro, Fidalgo, Alcoviteira, Enfocado e ou…