terça-feira, 30 de agosto de 2011

Violência no nordeste chama atenção do jornal The New York Times

"O diário americano The New York Times relacionou o bom momento econômico brasileiro a um aumento na violência relacionada às drogas no nordeste do país, na reportagem especial veiculada nesta terça-feira (30).
De acordo com o jornal "a geografia da violência no Brasil virou de ponta cabeça nos últimos anos", com uma queda de 47% nos homicídios no Rio de Janeiro e em São Paulo entre 1999 e 2009, enquanto no nordeste do país os índices de assassinatos quase dobraram na última década.

O periódico apresenta o nordeste como a "região pobre” que mais se beneficiou dos programas de transferência de renda que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu durante seus oito anos de gestão.

O mercado fortalecido com o “boom econômico”, o poder de aquisição dos milhões de brasileiros pobres elevado e as forças policiais mais fragilizadas, acabaram atraindo traficantes de outras regiões, segundo a matéria.


"Os traficantes de drogas, percebendo o potencial de um mercado mais forte, se concentraram no nordeste, gerando guerras do tráfico e violência fomentada pela dependência".
Ainda, segundo o jornal, as agências de viagem estão preocupadas com o aumento da criminalidade da região, mas as favelas baianas reúne as maiores preocupações."
(com Ceará Agora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário