Pular para o conteúdo principal

DESABAFO DE UM FOTÓGRAFO SOBRE A DRAMÁTICA SITUAÇÃO DA SANTA CASA DE SOBRAL

Recebi um e-mail do renomado fotógrafo Wellington Macedo sobre a dramática situação que ora vive a Santa Casa de Sobral. Ei-lo na íntegra:
"Nesta segunda-feira, desembarcou em Sobral uma equipe do jornalista Caco Barcelos, do programa Profissão Repórter, da Rede Globo, que aqui vieram gravar sobre a situação dos grandes hospitais públicos do interior do Brasil.
A equipe passou a manhã inteira gravando na Santa Casa. Foi uma correria, a diretoria e até o pessoal do departamento jurídico, “empalitozados”, corriam pelos corredores tentando arrumar a casa. Não adiantou muito, a produtora Paula Akemi e toda a equipe do Profissão Repórter são de grande experiência.
O pior estava por vir, às 19h. Descansando no hotel, a produtora e sua equipe foram comunicados do acidente envolvendo o ônibus dos estudantes, ai sim, puderam constatar a fragilidade do hospital para atender acidentes graves. Mas o que mais me chamou a atenção da gente, foi o aparato montado na EMERGÊNCIA daquela unidade hospitalar. Parecia produção de grandes cenários de cinema, ambulâncias bonitas da empresa Ease Life participaram do resgate das vítimas do acidente, toda a frota do SAMU, médicos foram chamados fora da escala, até as viaturas do Ronda do Quarteirão e todo o efetivo da Guarda Municipal, ruas fechadas e escolta para cada ambulância que chegava, tinha médico de sobra. Até ai tudo bem, tinham mesmo que fazer isso. 
Mas o que revolta é que nada parecia com a emergência das madrugadas que conhecemos. Poucos médicos e anestesistas, equipamentos precários, quanta covardia, não vou me estender, já estou irado só em lembrar da agonia dos pacientes recebendo atendimento básico sentados em cadeiras de plástico porque falta leito (vejam as fotos acima feitas esta semana), vou nem entrar em detalhes sobre as ambulâncias que chegam dos distritos e de outras cidades sem acompanhamento de profissionais de Saúde (médicos), apenas com familiares e o motorista. Tudo muito revoltante!
Welligton Macedo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

Felicidade é sentir-se pleno

Não permita que a irritação e o mau humor do outro contaminem sua vida. Não permita que a mágoa alimentada e as reações de orgulho do outro definam a sua forma de reação.  Se alimente de um amor pleno a tal ponto que não seja contaminado por aquilo que lhe é externo. Não gere expectativas que a sua felicidade dependerá de alguém ou de alguma coisa, ou de alguma conquista. Não  transfira ao outro ou a uma circunstância aquilo que é sua tarefa. A felicidade é  um estado interior que se alcança quando se descobre a plenitude com aquilo que nos relaciona com o "todo", com o universo, com Deus. A felicidade está na descoberta da sua missão, do fazer humano em benefício do próximo, da tarefa inarredável de tornarmos este mundo melhor com a nossa presença. Ser feliz é uma atitude, uma ação, um movimento para o bem. É encher-se de  amor pela aventura da vida, é construir esperança no meio do caos, é sempre ter um sorriso aberto para o que destino nos apresenta. Felicidade é ...