Pular para o conteúdo principal

A FELICIDADE ESTÁ NAS COISAS SIMPLES...

"Feliz aquele que encontrou a Sabedoria, e que alcançou grande prudência; ganhá-la vale mais do que negociar a prata  e seu fruto, mais que o ouro fino" (Provérbios 3, 13-14)

Buscamos muitas vezes nos cercar de bens materiais com a vã ilusão de que eles serão capazes de nos proporcionar a felicidade. Mal sabemos que muitas vezes o dinheiro só nos traz problemas, não obstante ser necessário numa sociedade capitalista. Nesta semana tive a experiência de compartilhar ideias com o Desembargador peruano Torres Lopez, que veio ao Brasil tratar sobre a integração jurídica da América Latina, participando, inclusive,  da Semana do Direito da Faculdade Luciano Feijão. Nele encontrei um homem sábio e simples, sem nenhuma ostentação pelo cargo que ocupa no país-irmão. Veio ao Brasil como um peligrino pregar a paz e o fortalecimentos das relações entre as nações da América Latina. Sua maneira de falar nos inspirava e nos fazia refletir sobre a verdadeira missão que temos nessa passagem terrena.
Digo isso porque no Brasil o cargo serve para diferenciar as pessoas e quanto mais elevado mais seu detentor se enche de arrogância. Sempre me pego com alguém que me diz "quero ver você sendo Juiz de Massapê." Não quero frustar a bondade das palavras de muitos amigos, mas devo dizê-los que não tenho a menor intenção de ser Juiz de Massapê e de nenhuma cidade do país. Acho um cargo nobre, mas nunca desejei  sê-lo. Pode ser que algum dia mude de ideia, o que acho pouco provável.
O que hoje me alimenta, na verdade, é a vontade de bebericar na fonte da sabedoria e fazer das minhas palavras um bálsamo para muitos que estão perdido nas dores da vida e nos abismos existencias. Não me preocupo um só instante com o cargo que ocupo, mas não abro mão de levar minha mensagem de conforto àqueles que perderam o sentido da vida.
Digo isso porque sei que um dia serei lembrado, não pela minha conta bancária, mas sim pelos amigos que consegui conquistar na minha trajetória. Na verdade, a felicidade hoje para mim está centrada nas pequenas coisas: O sorriso do meu filho, minha esposa, minha família e a legião de amigos com quem compartilho sucessos e frustrações. Felicidade, também é perceber que através do meu trabalho posso ajudar a mudar o mundo e a mim mesmo. Como somos imperfeitos, rogo a Deus para que nunca me deixe perder a decência e não permita que eu seja contaminado pelo mundo das aparências onde o "ter" prevalece sobre o "ser". Sou rico, muito rico, da misericórdia divina, do carinho dos amigos e do amor da minha família. Preciso de alguma coisa a mais???...não, só agradeço a Deus tudo que me concedeu ao longo desses anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur