Pular para o conteúdo principal

ARMA SOBRE DUAS RODAS:Pesquisa mostra que mortes de motociclistas aumentaram 754% em dez anos

"O Instituto Sangari divulga nesta quarta-feira (13) o complemento do estudo Mapa da Violência 2011 e revela que o número de motociclistas mortos em acidentes de trânsito aumentou 754%, nos últimos dez anos.De acordo com os dados, em 1998 foram 1.047 mortes de motociclistas no país. Em 2008, esse número subiu para 8.939 mortes.O pesquisador Julio Jacobo atribui o aumento da mortalidade de motociclistas ao crescimento da frota na última década, que foi de 368,8%.
“Há 30 anos, as motos representavam uma parcela praticamente insignificante do total de veículos. Era visto como um artigo de luxo e era inacessível à população. A partir da década de 90, houve a popularização das motocicletas.”
Segundo Jacobo, a instalação de indústrias de ciclomotores no país e os fortes incentivos fiscais fizeram da motocicleta uma saída para as pessoas que não podiam comprar um automóvel. “Com o incentivo do governo, começou-se a reduzir o custo da motocicleta e da manutenção. Foi uma maneira de substituir um transporte público, muito problemático, e driblar os problemas do trânsito urbano.”
A pesquisa também indica que o processo inverso ocorreu com os automóveis. A frota aumentou 88%, e as vítimas de acidentes com automóvel, 57%. Entre 1998 e 2008, o número de vítimas de automóvel oscilou de um mínimo de 32,5 em 2008 a um máximo de 41,5 em 1999, com média decenal de 38 mortes por grupo de cada 100 mil automóveis registrados.
*Com Agência Brasil.
Fonte Site Ceará Agora

Comentários

  1. Paulo Gilson - Of Just Massapê14 de abril de 2011 às 22:37

    Caro amigo Profº Carlinhos, responda-me: Qual o percentual do aumento da frota de moto no mesmo período? Quantos acidentes envolvendo moto ocorreram em que seus condutores estavam drogados ou alcoolizados? Quantas famílias têm sua qualidade de vida totalmente modificada com a aquisição de uma moto? A falta de combustível é uma das grandes crises mundial? Quantos acidentes no perímetro urbano de Massapê ocorreram nos últimos dez anos que poderiam ser evitados se os ocupantes de moto usassem capacetes? Amigo Profº Carlinhos fico indignado com a indução de condutas impostas aos que menos têm. A moto é verdadeiramente um meio de transporte democrático. De custo baixo e de manutenção também acessível, ela induz cidadania aos menos afortunados. Os acidentes que ocorrem envolvendo moto em sua grande maioria são por conta do uso de bebida ou droga. Outra, o problema não é a falta de capacete no interior das pequenas cidades. Isso apenas dificulta o uso de um veículo por quem verdadeiramente dele precisa. Além de servir como facilitador para os marginais agirem, pois o capacete esconde suas identidades. O dever do governo é fiscalizar e punir verdadeiramente os irresponsáveis que usam incorretamente motos ou automóveis. Seria salutar discutir melhor o uso do que simplesmente incriminar os usuários de moto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A história do lápis, POR paulo coelho

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.   - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.   “Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”. “Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o ...

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Filha de cobrador de ônibus que ir para HARVARD

"Mais do que 30 medalhas conquistadas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 17 anos, moradora de São Paulo, guarda lembranças, contatos, culturas e histórias dos amigos estrangeiros que fez por onde passou. Bolsista do Etapa,Tábata que é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus conclui em 2011 o terceiro ano do ensino médio e encerra a vida de "atleta." O próximo desafio é ingressar na universidade. A jovem quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos EUA, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudos. "Com ciência é possível descobrir o mundo. Eu me sinto descobrindo o mundo e fico encantada com o céu" Tábata Amaral, estudante Também vai prestar física na Fuvest, medicina na Universidade Estadual de Campinas (Un...

Felicidade é sentir-se pleno

Não permita que a irritação e o mau humor do outro contaminem sua vida. Não permita que a mágoa alimentada e as reações de orgulho do outro definam a sua forma de reação.  Se alimente de um amor pleno a tal ponto que não seja contaminado por aquilo que lhe é externo. Não gere expectativas que a sua felicidade dependerá de alguém ou de alguma coisa, ou de alguma conquista. Não  transfira ao outro ou a uma circunstância aquilo que é sua tarefa. A felicidade é  um estado interior que se alcança quando se descobre a plenitude com aquilo que nos relaciona com o "todo", com o universo, com Deus. A felicidade está na descoberta da sua missão, do fazer humano em benefício do próximo, da tarefa inarredável de tornarmos este mundo melhor com a nossa presença. Ser feliz é uma atitude, uma ação, um movimento para o bem. É encher-se de  amor pela aventura da vida, é construir esperança no meio do caos, é sempre ter um sorriso aberto para o que destino nos apresenta. Felicidade é ...