Pular para o conteúdo principal

ARMA SOBRE DUAS RODAS:Pesquisa mostra que mortes de motociclistas aumentaram 754% em dez anos

"O Instituto Sangari divulga nesta quarta-feira (13) o complemento do estudo Mapa da Violência 2011 e revela que o número de motociclistas mortos em acidentes de trânsito aumentou 754%, nos últimos dez anos.De acordo com os dados, em 1998 foram 1.047 mortes de motociclistas no país. Em 2008, esse número subiu para 8.939 mortes.O pesquisador Julio Jacobo atribui o aumento da mortalidade de motociclistas ao crescimento da frota na última década, que foi de 368,8%.
“Há 30 anos, as motos representavam uma parcela praticamente insignificante do total de veículos. Era visto como um artigo de luxo e era inacessível à população. A partir da década de 90, houve a popularização das motocicletas.”
Segundo Jacobo, a instalação de indústrias de ciclomotores no país e os fortes incentivos fiscais fizeram da motocicleta uma saída para as pessoas que não podiam comprar um automóvel. “Com o incentivo do governo, começou-se a reduzir o custo da motocicleta e da manutenção. Foi uma maneira de substituir um transporte público, muito problemático, e driblar os problemas do trânsito urbano.”
A pesquisa também indica que o processo inverso ocorreu com os automóveis. A frota aumentou 88%, e as vítimas de acidentes com automóvel, 57%. Entre 1998 e 2008, o número de vítimas de automóvel oscilou de um mínimo de 32,5 em 2008 a um máximo de 41,5 em 1999, com média decenal de 38 mortes por grupo de cada 100 mil automóveis registrados.
*Com Agência Brasil.
Fonte Site Ceará Agora

Comentários

  1. Paulo Gilson - Of Just Massapê14 de abril de 2011 às 22:37

    Caro amigo Profº Carlinhos, responda-me: Qual o percentual do aumento da frota de moto no mesmo período? Quantos acidentes envolvendo moto ocorreram em que seus condutores estavam drogados ou alcoolizados? Quantas famílias têm sua qualidade de vida totalmente modificada com a aquisição de uma moto? A falta de combustível é uma das grandes crises mundial? Quantos acidentes no perímetro urbano de Massapê ocorreram nos últimos dez anos que poderiam ser evitados se os ocupantes de moto usassem capacetes? Amigo Profº Carlinhos fico indignado com a indução de condutas impostas aos que menos têm. A moto é verdadeiramente um meio de transporte democrático. De custo baixo e de manutenção também acessível, ela induz cidadania aos menos afortunados. Os acidentes que ocorrem envolvendo moto em sua grande maioria são por conta do uso de bebida ou droga. Outra, o problema não é a falta de capacete no interior das pequenas cidades. Isso apenas dificulta o uso de um veículo por quem verdadeiramente dele precisa. Além de servir como facilitador para os marginais agirem, pois o capacete esconde suas identidades. O dever do governo é fiscalizar e punir verdadeiramente os irresponsáveis que usam incorretamente motos ou automóveis. Seria salutar discutir melhor o uso do que simplesmente incriminar os usuários de moto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur