Pular para o conteúdo principal

TRABALHO NO CEARÁ: FALTAM EMPREGOS OU PESSOAS QUALIFICADAS?

"Foi-se o tempo em que o problema deste País era a falta de emprego. Aos quatro ventos, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, grita que o Brasil vai continuar crescendo 5% ao ano e que a perspectiva é de 3 milhões de novos postos de trabalho em 2011, superando os 2,5 milhões de 2010. Mas tem brasileiro para tudo isso? Afinal, Lupi também reconhece que a falta de qualificação de profissionais brasileiros pode estancar o desenvolvimento do País. Mas será que dá para reverter o profundo déficit educacional brasileiro a tempo de se aproveitar as oportunidadesde agora?Exemplo de quem já amarga o problema é a construção civil. Num ritmo de crescimento bem acima do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro que foi de 7,5%, em 2010, a construção civil leva nas costas boa parte dos bilhões a mais que o Brasil tem lucrado. O setor cresceu 11% no ano passado e, só no Ceará, empregou 16.075 pessoas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. É o terceiro em geração de vagas, no Estado.Mas a euforia de 2010 vai ficar por lá mesmo. De acordo com estimativas do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), o avanço da construção civil deve cair para a casa dos 6%, em 2011, devido a “probleminhas” enfrentados pelo setor: falta de tecnologia e de gente qualificada. A pouca qualificação é um problema para 62% das empresas. Entre as grandes construtoras, o número sobe para 80%, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada em 23 de março.
Investir
O Ceará mesmo já tem sentido na pele a falta de qualificação dos seus. Para os grandes empreendimentos do Complexo do Pecém – termelétricas, siderúrgica, eólicas – vieram trabalhadores de fora: do simples soldador ao engenheiro. Tantos que lotaram a localidade do Icaraí, com tanta procura por residência que fez os aluguéis quase dobrarem os valores por lá. E (se Deus quiser) vem uma refinaria por aí. Mas quem vai trabalhar nela? A falta de pessoal qualificado só revela um dolorido e velho calo, conhecido íntimo do brasileiro: a precária estrutura da Educação. E isso não é novidade para ninguém. “Se o mercado pensa que vai resolver problema de mão-de-obra de uma hora para outra, está enganado”, alerta o professor Carlos Manso, coordenador do Laboratório de Estudos da Pobreza do Curso de Pós-Graduação em Economia, da UniversidadeFederal do Ceará.Para o economista e pesquisador, Educação é investimento de médio e longo prazo, ou seja, seriam precisos pelo menos de dez a quinze anos para formar uma geração suficientemente qualificada e competitiva, que correspondesse à demanda de um mercado tal qual o que se tem hoje. Seria preciso agora de uma revolução no ensino público do Estado. Mas num caso, digamos, emergencial, há quem defenda que a qualificação intensiva possa, a curto prazo, amenizar os gargalos."
Fonte:  O Povo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLÉGIO LUCIANO FEIJÃO COMEMORA A CONSAGRAÇÃO DO BRASILEIRO MAIS JOVEM A INGRESSAR NO ITA

A saga do aluno do Colégio Luciano Feijão, Ronaldo Chaves, com apenas 15 anos, que se tornou o brasileiro mais jovem a ingressar no ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica, é destaque no facebook, na página dedicada aos nordestinos brilhantes. Ronaldo Chaves foi aluno do Colégio Luciano Feijão, é de Sobral, orgulho de todos os cearenses.  

PADRE JOÃO BATISTA FROTA LANÇA O LIVRO “NAS PEGADAS DE JESUS”

Ainda não tive o prazer de ler o livro recém-lançado pelo conterrâneo Padre João Batista Frota. Em breve com certeza comentarei com vocês. Padre João é massapeense, embora radicado em Sobral há muitos anos. Tenho por ele uma profunda admiração. Não tenho dúvida de que se trata de uma excelente leitura. Li na última edição de o Jornal Correio da Semana um belo artigo do Professor Teodoro Soares e resolvi transcrever in verbis: Monsenhor João Batista Frota, professor emérito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), depois de publicar “Marcos de esperança” e “Construindo o amanhã”, lança nesta semana seu mais recente livro “Procurando as pegadas de Jesus”. Padre João nos faz viajar com ele, ao descrever cenários e circunstâncias de sua viagem ao Oriente, ora de trem que chega a perder numa estação, ora de navio que lhe faz dançar sem querer. Seu trajeto inclui espiritualidade e realidade hodierna. Preparado para recitar o salmo 122 (“nossos passos já se detêm às tuas portas, Jerusal

NOSSA RECONHECIMENTO AO DR. FERNANDO TELES DE PAULA LIMA

Não tenho dúvidas de que a magistratura cearense tem em seus  quadros  grandes juízes, mas destaco o Dr. Fernando Teles de Paula Lima como um dos maiores expoentes dessa nova safra. Durante os dez anos de atuação na Comarca de Massapê nunca se ouviu falar de qualquer ato que desabonasse sua conduta. Ao contrário, sempre desempenhou sua árdua missão com a mais absoluta lisura e seriedade. Fato inclusive comprovado pela aprovação de seu trabalho junto à população de Massapê. Ainda hoje me deparo constantemente com muitos populares que  lamentam sua ausência e afirmam que a sua atuação como Juiz neste município garantiu a tranquilidade e a paz da população. Sem dúvida a passagem do Dr. Fernando Teles na Comarca de Massapê marcou a história do judiciário deste município. Tive a satisfação de com ele conviver nesses dez anos. Aprendi bastante. Fui testemunha de um homem sério que tratava a todos da mesma maneira, não se importando com a origem social ou  a condição econômica. Jamais se cur